Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Shows, danças típicas, mágica, ilusionismo, oficinas gratuitas, origami em papel e tecido, pipas, exposição de flores e de artes, além de espaços comercial, gastronômico e de diversão. Um verdadeiro festival de atividades relacionadas à cultura japonesa. Essa é a essência do Londrina Matsuri, evento anual que já chega à sua 12ª edição com o reconhecimento dos londrinenses e também da iniciativa pública. “O evento foi inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná e também da cidade de Londrina (Lei Estadual 17.778/2013 e Lei Municipal 12.017/2014)”, comenta o coordenador geral do evento, Luiz Shiroma.

Além de resgatar tradições da cultura japonesa e fazer a integração entre as etnias, o objetivo do Londrina Matsuri também é a conscientização dos jovens para a preservação do meio ambiente. Este ano, o slogan é “Cuide de seu lixo – descarte no lugar certo”. Outro incentivo às crianças e adolescentes a pensarem e agirem de maneira sustentável são trabalhos, feitos por eles, enquanto estudantes de escolas municipais e estaduais de Londrina, para a ‘7ª Mostra de Meio Ambiente – Melhores Praticas’. Os trabalhos serão avaliados pelos Professores e Coordenadores da UniCesumar.

A programação divulgada pelos organizadores contempla diversas opções comerciais e gastronômicas, apresentações de música e dança oriental. “Montamos uma agenda com o melhor da cultura tradicional e contemporânea japonesa, valorizando os grupos locais e convidados de renome nacional. Inclusive com show especial de dança do Grupo Sansey de Yosakoi Soran com a coreografia apresentada no Festival Brasileiro em que o Grupo sagrou-se campeão pela sétima vez”, convida Mity Shiroma, presidente do Grupo Sansey, entidade sem fins lucrativos que promove o evento.

O nikkei Edson Iwassaki, um dos mais prestigiados mestres na arte do ilusionismo do Brasil, traz novos espetáculos nos três dias do evento. O engenheiro de pipas, Ken Yamazato, também já confirmou sua participação ministrando oficinas de ‘pipamodelismo’ e fazendo as belas revoadas de pipas.

No disputado ‘Espaço Kodomo’, o Sistema SESC-FECOMERCIO será o responsável pela recreação gratuita para as crianças com jogos de tabuleiro, tobogãs infláveis, cama elástica, gibiteca de mangás e oficinas de origami, kirigami, mangá e caricatura.

O colorido especial do Londrina Matsuri fica no ‘Espaço Primavera’. A 5ª. Exposição de Rosas do Deserto traz essa cobiçada planta com aspecto de bonsai, além de outras espécies de flores da estação. 

A artista Mirian Tatsumi, mestre em Oshibanas com formação no Japão, traz exposição desta arte, com quadros e objetos cuja decoração é feita com flores, folhas, galhos, frutas, verduras e legumes, desidratados e prensados naturalmente. Além de expor as suas obras no Recinto Milton Alcover, também realizará oficinas para os interessados nesta técnica.

Pela segunda vez, o evento também traz oficinas com a artesã e empresária Thaís Kato que produz carteiras e acessórios diferenciados feitos em tecido com a técnica do origami (arte milenar da dobradura).

Encerrando as atividades, todos os dias, o Grupo Sansey comanda sessões animadas de Matsuri Dance, embalando jovens, adultos e crianças que, de forma impressionante, lotam a praça de eventos.

O Londrina Matsuri será realizado de 05 a 07 de setembro no Parque de Exposições Ney Braga. A programação completa do evento também está disponível no site (http://www.gruposansey.org.br/londrina-matsuri) e nas redes sociais do Grupo Sansey (facebook/LondrinaMatsuri).

O evento conta com empresas patrocinadoras como Caixa, EAD Unicesumar, Boulevard Londrina Shopping, Unimed, Copel, Sanepar, Drogamais, Midiograf e Disfranco - Distribuidora de Bebidas, além dos apoiadores: Governo Estadual, Prefeitura de Londrina, RPC TV, Rádio Paiquerê AM, Folha FM, Igapó FM, Sociedade Rural do Paraná, Sistema Fecomércio/Sesc, Londrina Convention & Visitors Bureau.

Assessoria de Imprensa: Produção Marcão Kareca

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Fotos do evento Londrina Matsuri: Giuliano Garcia
Fotos do evento Londrina Matsuri: Giuliano Garcia
Fotos do evento Londrina Matsuri: Giuliano Garcia
Fotos do evento Londrina Matsuri: Giuliano Garcia

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.