Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Festival Internacional de Música de Londrina traz diversidade de gêneros, de formações musicais e uma grade pedagógica abrangente

O 39º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) realiza uma abertura solene no dia 11 de julho com a Orquestra Sinfônica do Paraná. O concerto, com início às 20h30, no Teatro Ouro Verde terá como regente o maestro Norton Morozowicz. O solista será o diretor artístico do evento Marco Antônio de Almeida. No programa obras de Rossini, Haydn e Mendelssohn Bartholdy.

A “Abertura Festiva” do evento será com o pianista Nelson Freire, reconhecido internacionalmente, que executa Schumann e Chopin, nesta terça-feira (9), às 20h30, no Teatro Ouro Verde. Ainda no Ouro Verde, no dia 13, às 20h30, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) executa um programa com obras de Tchaikovsky. O solista da noite será o violinista Leonardo Jaffé e o regente o maestro italiano Massimiliano Carraro.

A programação artística e a grade pedagógica do evento foram apresentadas a imprensa, nesta segunda (8) em coletiva, que contou com as presenças do presidente da Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina (AAFIML), Marcelo Camargo, do diretor artístico, Marco Antônio de Almeida, da diretora pedagógica, Magali Kleber, da coord. pedagógica, Kyoko Arai, da Pro-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL, Mara Dellaroza, da diretora da Casa de Cultura da UEL, Maria Helena Bueno, da coordenadora de marketing da Unimed, Daiane Santana e do reitor da Unopar, prof. José Carlos Rogel.

Programação artística

Em sua programação artística, o 39º FIML traz ainda o Coletivo Quizomba no conjunto Cafezal, no dia 14, dentro do projeto “Música Fora do Centro” e no mesmo dia a expertise dos “Xodós”, no violão, poderá ser ouvida no Teatro Ouro Verde. Já no dia 15, no Shopping Royal Plaza, será a vez da Abertura do Kids Festival, com a Orquestra de Câmara da Rocinha (RJ), Orquestra Arte &Vida (Arapongas), Associação Cultural e Recreativa Illuminare (Dist.São Martinho/Rolândia). As três orquestras são importantes no panorama de projetos sociais. O grupo londrinense “Entre Nós” apresenta no dia 15, às 20h30 no Teatro Ouro Verde, uma releitura de “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto.

O tradicional concerto no Zerão terá como “astro” a Orquestra Mundana Refugi formada por profissionais de diversas etnias, em sua maioria refugiados e imigrantes. Vale conferir esta apresentação no dia 21, às 16h30. Entre as atrações também estão André Mehmari Trio, Água de Moringa, Camerata do FIML. A Banda Sinfônica do 39º Festival Internacional de Londrina e o Coro do Festival fecham o evento em dois belíssimos concertos nos dias 24 e 25 de julho, às 20h30, no Teatro Ouro Verde, sob as batutas de Lélio Alves e Mariana Farah.

Diversidade

Bem variada e com apresentações que envolvem MPB, jazz, música erudita, música medieval, folclore, ópera, musicais e formações diversificadas de grupos, a programação artística do 39º FIML promete agradar e pode ser conferida no site do evento: WWW.fml.com.br. O Festival será realizado entre os dias 9 e 25 de julho e terá apresentações em teatros, ruas e praças, hospitais, ônibus, bares (Festival By Night), espaços abertos como o Zerão, entre outros. Os ingressos estão à venda pela plataforma Sympla (www.sympla.com.br) e na Livraria Ciranda (R. Pref. Hugo Cabral, 656). A região também recebe a programação do festival. Estão na programação Arapongas, Apucarana, Cascavel, Jataizinho e Rolândia.

Grade pedagógica

O evento ainda conta com uma programação pedagógica oferecendo 57 cursos em seis módulos, ministrados por 49 professores. As inscrições para estes cursos e oficinas estão abertas e devem ser feitas pelo site, até o dia 10 de julho. Também estão no site as inscrições para o 5º Encontro Nacional de Composição Musical (5º Encom), que será realizado de 10 a 12 de julho, no “Cultural Hall” (Escola de Inglês e Espanhol Cultural – Rua: prof. João Cândido,1156). O Encom é promovido pelo curso de Música da UEL em conjunto com o FIML e este ano tem na coordenação o professor e músico, André Siqueira. O QG do FIML será pelo segundo ano consecutivo o Colégio Estadual Hugo Simas (Rua Pio XII, 195 – centro). Devem participar do evento perto de 800 alunos. O 39º FIML está orçado em 1 milhão e 300 mil reais.

Adote Um Músico

A Campanha "Adote Um Músico”, iniciativa criada pelo Festival Internacional de Música de Londrina (FML) com o objetivo de auxiliar a hospedagem de estudantes – que vem de outras regiões do país - em residências de famílias londrinenses, durante o evento, já esta aceitando inscrições através do link: http://fml.com.br/39/campanha.asp.

Andréa Monclar/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.