Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Bernardo Pellegrini e Fischer Seixas, num encontro de gerações, trazem à cena reflexões sobre a produção musical contemporânea e autoral

As relações entre a literatura e a canção é o tema do Sesi Zoom Cultural que será realizado hoje, 11, às 19h30, no Centro Cultural do Sesi, (Praça Primeiro de Maio, 130). O debate vai reunir o escritor, compositor e jornalista Bernardo Pellegrini e o cantor, compositor e instrumentista Fischer Seixas. A mediação fica a cargo do violonista e compositor, Rafael Fuca. O Sesi Zoom Cultural é uma promoção do Sesi – Unidade Londrina e tem curadoria da escritora Karen Debértolis, da ImagemPalavra Produções Culturais.

Na produção musical contemporânea a palavra tem conquistado destaque e, muitas vezes, vai além do seu sentido literal sendo explorada também como uma sonoridade que se incorpora à melodia. Mesmo que superada a discussão sobre inserir as letras de música no gênero da poesia, incluindo-as, portanto, no âmbito da produção literária, quando o assunto é literatura e canção ainda sobram tênues polêmicas. Estas e outras questões irão permear o debate.

Sobre os convidados

Bernardo Pellegrini é jornalista e trabalhou em diversos veículos de comunicação em Londrina e São Paulo. Publicou os livros “Cerrados – A Presença Japonesa no Campo”, em co-autoria com Paulo San Martin e “Almanaque do Amor”, em co-autoria com Maria Angélica Abramo). Foi Secretário de Cultura da Cidade de Londrina (2000-2004) e Diretor de Marketing da Sercomtel S.A (2005-2007).

Estreou show com suas composições em 1976, com o espetáculo Mina D’Água. Gravou os cds Humano Demais (1990), Dinamite Pura (1994), Quero Seu Endereço (1998) e É Isso Que Vai Acontecer (2010). Ganhou o Prêmio Firestone de Música Criativa, no Festival de Música de Londrina, em 1995, com a música Game. Fez trilhas para teatro e produziu com Marco Antonio Scolari e Julio Anizzeli o CD “Sensacional” (2014) do jornalista Mylton Severiano da Silva, o Miltainho, que faleceu no final do ano passado.

O compositor, cantor e instrumentista Fischer Seixas, é paraense e está radicado há 14 anos em Londrina. É psicólogo de formação pela Universidade Estatual de Londrina, com passagem pelo Curso de Educação Artística, Habilitação em Música, pela Universidade Federal do Pará e Técnico em Produção Artística pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará.

Tem participado ativamente de diversos saraus e eventos na cidade. Em 2014, participou do Festival Peroba Rosa e teve sua música "A queixa de Sinhá" gravada no CD "Conversa de Varanda" lançado pela cantora Gisele Almeida no início deste ano.

No próximo dia 25 de setembro fará uma apresentação no Projeto Vozes da Cidade organizado pelo SESI-Londrina e que tem curadoria de Gisele Almeida.
Atualmente mantém um blog com suas composições no endereço eletrônico http://fischer.blog.br/.

#JornalUnião

Jornalista Bernardo Pellegrini

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.