Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Quinteto de Cordas abriu ontem, 10, o 4º Festival de Música de Rolândia, que vai até a próxima sexta-feira, sempre no Centro Cultural Nanuk, com entrada grátis. Formado há dois anos, o grupo é composto por Wagner Costa e Flávio Costa (violino), Rodrigo Salvadego (viola), Arthur Alves (violoncelo) e André Mendes (contra baixo). Eles apresentaram composições de Vivaldi, Mozart, Piazzolla e de chorinho.

Interessado na sonoridade de cada instrumento, o público também fez perguntas aos músicos, o que transformou a apresentação em um concerto didático. O violinista Flávio Costa, por exemplo, explicou que o arco de seu instrumento é feito de pau Brasil (a parte de madeira) e as cordas, de crina de cavalo, o que, segundo ele, aperfeiçoa a musica.

Costa incentivou o conhecimento musical. “Não é fácil descobrir o que realmente gostamos de fazer, mas, quando sabemos, fazemos com prazer mesmo que seja complicado ou minucioso. Assim é também a música; se todos escutassem a música clássica, descobririam que há grandes talentos musicais.”

A abertura do 4° Festival de Música de Rolândia contou com a presença de 280 alunos dos colégios estaduais Presidente Kennedy e Souza Naves e das escolas municipais Garrastazu Médici, Parigot de Souza e Arthur da Costa e Silva. Estiveram presentes a secretária de Cultura, Margarida Hellbrugge; a chefe de Gabinete, Maria Luiza Muller; a secretária de Educação, Rosane Benazi; e o produtor cultural Rogério Carnascialli.

O festival tem apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, que possibilita a empresas e cidadãos investirem em cultura, através de política de incentivos fiscais. Em Rolândia, a Lei Rouanet patrocina eventos culturais desde 2011, o que proporcionou várias atrações para o município, como o Festival de Música, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e que, neste ano, conta com o patrocínio da Pennacchi, Vancouros, Viapar e Supermercado Locatelli.

Nesta terça-feira, 11 de novembro, o destaque do festival será a Orquestra de Viola Caipira São Domingos Sávio, com apresentações às 13h30 e às 15h30 no Nanuk.

Veja abaixo a programação completa:

11/11 (terça-feira) - Orquestra de Viola Caipira São Domingos Sávio – 13h30 e 15h30

12/11 (quarta-feira) - Grupo de Metais Pé Vermelho - 13h30 e 15h30

13/11 (quinta-feira) - Grupo Vocal Entre Nós - 13h30 e 15h30

14/11(sexta-feira) - Palestra para professores com o professor Augusto Ordini - 13h30

14/11 (sexta-feira) - Orquestra Infanto Juvenil de Londrina – 16 horas

NC/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.