Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os selecionados ganham certificado de participação; e os três primeiros colocados ganham certificados e troféus

A IV Mostra Londrix de Vídeo e Poema foi idealizada com o intuito de mostrar que o discurso poético pode ser transmitido para e por um ambiente mais dinâmico, fazendo uma interação com a palavra escrita, falada e imaginada através de um suporte audiovisual, assimilando com isto as formas de expressão contemporâneas do homem. E mais uma vez a Mostra de Vídeo e Poema irá propiciar a interação do público com o Festival Literário de Londrina. De 30 de julho a 23 de agosto os interessados podem votar em seu vídeo preferido através do site do Jornal de Londrina (JL): http://www.jornaldelondrina.com.br/. O resultado da votação estará disponível no mesmo site a partir de 25 de agosto.

Os filmes selecionados pela curadoria do evento em 2015 foram: Fraga e Sombra, de Carlos Drummond de Andrade; dois poemas, de Matias Dala Stela; Eu não caibo mais no gira-gira, de Julia Leite; (R)IMÃS, de FISCHER SEIXAS E POLIPPO; Compota em Mangaba – Fragmento, de Fabio Acorsi; O essencial é saber ver, de Felipe de Oliveira; Parada Cardíaca, de Ana Paula Martins de Lima/ Paulo Leminski; Poeme-se Necrológio dos desiludidos do amor, de Gabriel Salvalagio Pereira; Difícil Fotografar o Silêncio, de Fábio Lopes de Oliveira; Minha Mãe Costurava para Travestis, de Lisa Alves; Intensidade Do Ser, de João Victor Martins Ruyz ; Zappa Terceiro Movimento, de Grima Grimaldi & Adriana Zapparoli.

De acordo com uma das idealizadoras do evento, Christine Vianna, para a nova geração acostumada com a estimulação visual dos novos meios como a internet esta é uma nova porta que se abre para a expressão da arte. Sem ainda um público formado para o artista este hibridismo contribui significativamente para a literatura hoje. “Neste formato uma das contribuições do vídeo é que ele amplia a noção de tempo dos vocábulos e quebra com a linearidade da leitura, bem como permite um novo exame do texto e das diversas formas de se ler um texto”, explica.

Christine Vianna ressaltou ainda que uma diferença do poema em vídeo relativamente à palavra impressa ou falada é que ele permite a mudança súbita de estado dos textos, como na poesia concreta a forma é um elemento importante na construção. “Há ainda a possibilidade de se sobrepor significantes diferentes a um mesmo significado. Todas estas possibilidades causam um hibridismo entre as artes, perdendo-se a técnica e o estilo e a ordem é experimentar”, disse.

Laís Cardoso/Asimp/Londrix 2015

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.