Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro será na segunda-feira (20), e vai discutir a destinação de recursos específicos para audiovisual no próximo ano

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) realiza, na segunda-feira (20), reunião aberta para debater a possibilidade de destinar um orçamento específico para a área audiovisual em 2019. Toda a comunidade interessada é convidada a comparecer, juntamente com membros do conselho e representantes do Arranjo Produtivo Local (APL) do Audiovisual de Londrina e Região. A reunião irá ocorrer às 19h30, no auditório Vilanova Artigas, localizado na sede da Secretaria Municipal de Cultura. O endereço é Praça 1º de Maio, 110.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Luiza Nascimento Braga, será discutida a solicitação feita pela APL Audiovisual, que busca assegurar a participação no chamamento público da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) de Coinvestimentos Regionais. Por meio do edital, a Ancine firma parcerias com órgãos e entidades da administração pública direta ou indireta estadual, municipal e do Distrito Federal, e investe recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Luiza explicou que, com a participação no edital, o valor investido como contrapartida pelo Município é complementado pela Ancine, em até cinco vezes mais. “Para que isso ocorra, é exigido um investimento por parte do Município, e é necessário um edital exclusivo para projetos de audiovisual. Vamos abrir essa reunião para debate, pois essa parceria poderá ser disponibilizada no próximo ano, e precisamos definir se faremos essa destinação de recursos e um novo edital específico novamente para 2019”, contou.

A presidente do CMPC citou que, inicialmente, essa linha de parceria com a Ancine era disponibilizada apenas para as capitais do país. “Mediante uma demanda apresentada pela Secretaria Municipal de Cultura e APL Audiovisual de Londrina e Região, foi aberta a possibilidade para que as cidades do interior também pudessem participar do edital”, destacou.

Luiza reforçou a importância da participação de todos os envolvidos na cena cultural da cidade neste debate. “É muito importante que todos os produtores da área compareçam, e os que não são da área também, para acompanhar como se dá o processo de investimento na cultura da cidade. Essa é uma ação de transparência, abrindo um espaço de diálogo para que as pessoas possam devidamente interferir e contribuir para essa decisão”, frisou.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, no ano de 2018 já estão aprovados recursos na ordem de R$400 mil para serem destinados a projetos audiovisuais, para que Londrina apresente proposta ao edital de Coinvestimentos Regionais da Ancine. “Pesquisas feitas por entidades e iniciativas da economia criativa mostram que a cada um real investido no audiovisual, são gerados mais dois. Londrina está se preparando para entregar sua proposta e participar do chamamento, na expectativa de buscar o teto de aporte do FSA, com a previsão da quantia de R$2 milhões”, disse.

Para Cesaro, além de ferramenta de expressão artística, o audiovisual é também um instrumento de geração econômica, e que promove o nome de Londrina com a circulação das produções locais em diversas mídias. “Esse é só um ponto de partida para acessarmos os recursos do FSA. Sabemos que a cidade tem muito a ganhar com essa iniciativa, de olhar para o audiovisual como um forte vetor da economia criativa, criando empregos e gerando renda para a cidade. Fora que o audiovisual é amplo, integra diversas áreas, e traz a possibilidade de promover, de fato, uma ampla interação entre as artes e as expressões culturais da cidade”, completou.

Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.