Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

De 26 de maio a 6 de junho, escolas de cinco cidades vizinhas da hidrelétrica Capivara recebem o Teatro de Tábuas

Na terça-feira (26), a trupe do Teatro de Tábuas iniciou um circuito por ​cinco cidades da região para contar histórias a crianças de 5 a 10 anos, em escolas municipais. Sob o patrocínio da Duke Energy, a temporada 2015 do projeto Contação de Histórias visitará: Primeiro de Maio (27), Ibiporã (28), Jataizinho (29), Rancho Alegre (1º de junho) e Sertaneja (2). As crianças ouvirão dos atores causos, lendas e poemas que falam da vida presente nas águas dos rios e da importância desses cursos d’água para as comunidades ribeirinhas.

Reunidas sob o título de “Os segredos do rio”, essas pequenas histórias escritas e encenadas para o público infantil foram colhidas junto aos moradores da região onde serão apresentadas. Enquanto os atores viajam contando-as para as crianças de 30 cidades paranaenses e paulistas, até o dia 7 de julho, simultaneamente o Teatro de Tábuas estará produzindo um filme de média metragem com o mesmo enredo, que será disponibilizado na internet.

A secretária de Educação de Primeiro de Maio, Leide de Jesus Estrada, comenta que a Duke Energy, em parceria com o Teatro de Tábuas, já proporcionou ao município grandes atrações culturais. “A contação de histórias é fundamental para o desenvolvimento infantil, despertando as crianças para o mundo do lúdico e do imaginário. Estamos ansiosos por mais esta visita”, ressalta.

Em Rancho Alegre, de acordo com a secretária de Educação, Mirian Prado, também é grande a expectativa. “É importante sediarmos atividades de cunho pedagógico e nossos alunos sempre participam ativamente da programação patrocinada pela Duke Energy”, comenta.

Em Sertaneja, a comunidade escolar aguarda por “Os segredos do rio”, que a secretária de Educação, Elizabeth Castilho Valério, caracteriza como “um resgate histórico e um estímulo à imaginação das crianças”. “Conhecemos a qualidade e dedicação aplicada em cada iniciativa do Circuito Cultural, e essa apresentação vem somar-se a um projeto de contação de histórias que já desenvolvemos nas escolas", observa.

Workshop

Complementando o trabalho com as crianças, haverá workshops com o intuito de capacitar os professores da rede de ensino municipal para a contação de histórias. São 20 vagas por município.  Caso não sejam preenchidas por professores, as vagas remanescentes serão disponibilizadas para a comunidade. As inscrições podem ser feitas diretamente com as secretarias locais de Educação.

No ano passado, com a história ‘A lenda da gralha azul’, o projeto Contação de Histórias alcançou um público de 13,5 mil crianças, em 69 escolas públicas de 34 cidades da Bacia do Paranapanema.

A Duke Energy Brasil opera e administra oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim, com um total de 2.274 megawatts (MW) de capacidade instalada. Anualmente, gera cerca de 12,5 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer por um ano 6,5 milhões de famílias ou 26 milhões de habitantes. Com cerca de 325 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp., a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.​​

Asimp/Duke Energy

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.