Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os preparativos para o carnaval estão sendo feitos e diversas lojas já vendem fantasias em diversos formatos, todas coloridas e alegres. Para fazer com que as crianças aprendam a customizar as próprias fantasias, a Biblioteca Pública Infantojuvenil de Londrina abriu espaço para a oficina de máscaras de carnaval. Duas turmas com 24 crianças ao todo se formaram para a atividade. Os pequenos vão aprender a confeccionar o próprio adereço de carnaval e ainda farão novos amigos neste período de festa. A biblioteca fica na avenida Rio de Janeiro, 413.

A oficina é ministrada pela pedagoga e servidora da biblioteca, Marli Meisen Bleinroth. Para cada turma de 12 alunos serão três dias de oficina, em 26, 27 e 30 de janeiro para uma e 28, 29 e 30 para a outra, sendo que o dia 30 será para confraternização entre as duas. No primeiro dia as crianças receberão uma aula sobre máscaras, na qual elas aprenderão a história das máscaras que são usadas pela humanidade há mais de três mil anos. Elas aprenderão também os tipos de máscaras e, no final, será contada uma história intitulada “O Baile de Máscaras”.

No segundo dia, as crianças irão colocar a mão na massa e aprenderão a confeccionar o próprio adereço. Segundo Marli, elas irão fazer as máscaras em bexigas, utilizando a colagem de retalhos de papel, e para os enfeites serão reutilizados materiais como folhas de revistas, pedaços de tecidos, botões e diversos outros. E para o terceiro dia, as duas turmas se reunirão em um encerramento, quando cada criança apresentará sua mascará e falará sobre o que achou da experiência.

De acordo com a pedagoga, a atividade foi pensada para trabalhar com diversos temas da educação como artes, história e até ecologia. “Essa oficina tem o objetivo de fazer com que as crianças conheçam e participem de um lugar de cultura, que também é o principal papel da biblioteca. E para que fique uma atividade mais atrativa tem a confecção das máscaras com materiais reutilizados, dando uma pitada de consciência ecológica ao aprendizado”, ressaltou Marli.

Incentivo à leitura para crianças e adolescentes

A Biblioteca Pública Infantojuvenil de Londrina comemorou 30 anos de dedicação e incentivo à leitura e exploração do mundo por meio do conhecimento, para crianças e adolescentes. Fundada em 1984, a biblioteca abriga mais de 11 mil livros e uma programação com oficinas, cursos, painel de datas comemorativas, visitas orientadas, salas de leitura, de pesquisa, hora do conto, jogos recreativos e o empréstimo domiciliar de livros.

Para participar das atividades da biblioteca, bem como fazer o empréstimo de livros, os interessados com até 15 anos podem fazer a carteira de sócio. Basta ir ao local com uma cópia do RG ou Certidão de Nascimento, uma cópia do comprovante de residência atualizado, no nome dos pais ou responsáveis e uma foto 3x4. A inscrição é gratuita.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.