Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Apresentações gratuitas acontecem em Sertaneja, Leópolis e Santa Mariana, sob o patrocínio da Rio Paranapanema Energia

Nesta semana em que é comemorado o Dia Mundial da Terra (22/4), um espetáculo une teatro e ciência para abordar o tema do aquecimento global com alunos de 8 a 12 anos, de escolas públicas da região. A peça “Ursa Rosa Projeto Iceberg – Entendendo as Mudanças Climáticas” circula pelo Norte Pioneiro com apresentações gratuitas em Sertaneja, no dia 20, no Centro Cultural Gerson Gerdulli. Leópolis e Santa Mariana sediam o projeto no dia 24, com sessões no Clube Municipal e na Casa de Cultura Diva Vogas dos Santos, respectivamente.

Para discutir os impactos das alterações climáticas no planeta, o espetáculo adota uma linguagem divertida e realiza experiências científicas no palco, com a participação do público. A partir das dificuldades de uma ursa, cujo habitat no Polo Norte sofre os efeitos do aquecimento global, dois cientistas vão narrando a estória para a plateia, enquanto realizam os experimentos para demonstrar porque o clima está mudando e como isso coloca em risco a vida na Terra.

Patrocinada, via Lei Rouanet, pela Rio Paranapanema Energia, subsidiária do Grupo CTG no Brasil, a montagem da companhia Ciência Divertida iniciou a turnê pela Bacia do Paranapanema no final de março. A circulação se encerra em Santa Mariana, completando 40 cidades percorridas em quatro semanas, 24 delas, paranaenses. “Cerca de 8.000 crianças e adolescentes assistiram a peça e receberam a mensagem positiva de que todos podemos ter atitudes que contribuam para um futuro melhor”, ressalta o diretor da Ciência Divertida, Júlio Martinez.

Dia Mundial Da Terra 

Criado em 2009 pelo Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Terra, 22 de abril, estimula a participação de todos os cidadãos como agentes responsáveis pelo patrimônio natural da humanidade e ressalta a educação ambiental como de fundamental importância para a preservação do planeta.

O dia 22 de abril foi escolhido em homenagem à manifestação liderada pelo ativista ambiental e senador americano, Gaylord Nelson, em 22 de abril de 1970. Marco do movimento ecológico, o evento reuniu milhares de instituições e cidadãos, pressionando o governo americano a criar a Agência de Proteção Ambiental. Também teve influência sobre a realização da Conferência de Estocolmo, em 1972, a primeira para sensibilizar os líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e a adoção de políticas responsáveis.

Asimp/CTGBR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.