Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O litro de pinga e o veneno de rato estavam sobre a mesa. Fagundes enche um copo com a cachaça e despeja o veneno em uma xícara.

São nesses momentos que um homem faz um balanço de sua vida e relembra as conquistas e os fracassos. Para ele muito mais fracassos.

Lembrou-se de quando era criança, das malcriações que os amiguinhos sempre faziam com ele, só pelo fato de ser o mais mirradinho da turma. Lembrou-se do primeiro emprego num supermercado e as 140 dúzias de ovos que quebrou ao escorregar e cair sobre a pilha de caixas em forma de pirâmide. Lembrou-se de Verônica, a única mulher que realmente amou, tudo bem que a mulher não fosse o ideal de beleza com seus 120 quilos, rinite e sudorese noturna. Viveu com Verônica por um ano e meio até descobrir que a mulher estava tendo um caso com o padeiro do bairro (o que rosquinhas recheadas não fazem).

Depois do divórcio trabalhou em uma pequena fábrica de papel higiênico. Três anos depois a firma decretou falência. Só não perdeu tudo porque num acordo na Justiça, Fagundes recebeu quatro mil rolos de papel higiênico como acerto. Quando o caminhão descarregou todo aquele papel na pequena casinha que alugara num bairro pobre da cidade, os moradores foram taxativos: - Que homem mais cagão!

Mas seu inferno astral chegou ao ápice quando se mudou daquele bairro pobre para uma pensão furreca num bairro mais furreca ainda. Lá dividia o quarto com o vulgo Ligeirinho, que no começo causou um pouco de curiosidade pelo seu jeito discreto e ao mesmo tempo bagunçado. Quase não aparecia no quarto e se aparecia, era para comer e sair rapidinho.

Fagundes arrumou um novo emprego como limpador de fossas. 

Um dia, ao chegar à pensão se depara com Ligeirinho mexendo em suas coisas e revirando seus documentos.

Foi a gota d’água. Aguentou na vida o que podia e deveria tomar uma atitude.

Agora ele contempla o copo de cachaça e o veneno de rato. Tomou uma decisão e ninguém iria fazer com que mudasse de idéia. Era a hora de por um ponto final em tudo.

Fagundes tomou um gole de cachaça, pegou a xícara com o veneno e caminhou até um canto do quarto; se abaixou e gritou para todos da pensão e também da vizinhança e por que não dizer, para todo o mundo ouvir:

- Morre rato desgraçado!

Enquanto isso, Ligeirinho passava correndo no outro lado do quarto com um pedaço de queijo nos dentes. 

Rodrigo Alves de Carvalho nasceu em Jacutinga (MG). Jornalista, escritor e poeta possui diversos prêmios literários em vários estados e participação em importantes coletâneas de poesia, contos e crônicas. Em 2018 lançou seu primeiro livro individual intitulado “Contos Colhidos” pela editora Clube de Autores.

rodrigojacutinga@hotmail.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.