Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O modismo realmente é uma coisa que contagia muita gente. Basta um tipo de vestimenta, uma gíria, um produto, um estilo, um gênero musical ou musiquinha chiclete. Qualquer coisa que cause um impacto momentâneo e que o pessoal ache “maneiro” e pronto!

Todo mundo quer fazer igual.

Desde muito tempo atrás o modismo funciona assim: alguém faz alguma coisa que outras pessoas acham maneiro, todos fazem igual por um período de tempo; outro modismo chega, e todos esquecem o antigo modismo.

O problema é quando alguém acaba perdendo a noção da realidade, se deixando levar por um modismo. E foi o que aconteceu com o Abelardo.

O homem sempre foi um sujeito muito sugestionável, era só ver as pessoas fazendo coisas iguais, que também queria fazer. Passou a usar roupas da mesma marca das pessoas que via na rua, consumia todos os produtos que via nos comercias da TV, mesmo que detestasse alguns deles. Cortou o cabelo de vários estilos, deixou a barba crescer quando o galã da novela das nove tinha barba e a barba voltou às ruas, depois raspou a barba e deixou só o bigode, quando a novela acabou, e na outra, o galã era bigodudo. Cantou a música “Morango do Nordeste”, “Florentina” e “Caneta Azul” ...

Enfim, Abelardo acabou não tendo seu próprio estilo e seus próprios gostos, ele passou a viver sua vida em função dos estilos e gostos dos outros e de tudo o que assistia na televisão e posteriormente, na Internet. Por isso, aos 58 anos de idade, Abelardo se tornara um homem triste e solitário, nenhuma mulher queria um sujeito que não possuía personalidade própria. 

Foi então que Abelardo viu na TV e redes sociais, a história de um mendigo que havia “conquistado” uma garota linda e se gabava, em suas entrevistas, que tratava as mulheres bem, e que isso o fazia desejável.

Abelardo imediatamente doou todos os seus bens, se desfez de suas roupas, ficando apenas com as que estava no corpo e foi morar nas ruas, como mendigo, pedindo dinheiro e aguardando conhecer seu grande amor.

Hoje, Abelardo faz ponto próximo a um semáforo do centro. Começou a beber e não toma banho. Com isso, claro que não conseguiu conquistar mulher alguma.

Pelo menos, parou de seguir modismos, porque não acompanha mais TV e muito menos redes sociais. 

Rodrigo Alves de Carvalho nasceu em Jacutinga (MG). Jornalista, escritor e poeta possui diversos prêmios literários em vários estados e participação em importantes coletâneas de poesia, contos e crônicas. Em 2018 lançou seu primeiro livro individual intitulado “Contos Colhidos” pela editora Clube de Autores - rodrigojacutinga@hotmail.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.