Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Cultura 14/09/2020  10h43

Crônica: O Toucinho 

Pedrinho morou a vida toda na roça. Tinha 13 anos, filho único e praticamente sem amigos, pois sua casinha era tão isolada que de dias em dias passava alguém na estradinha. 

Frequentou a escola por dois anos, mas não continuou, preferia a lida na pequena lavoura junto de seu pai do que se enrolando todo com os números e letras. Seus pais que eram bastante xucros não ligaram por Pedrinho desistir da escola, achavam que ler e escrever não valiam nada para quem vivia de plantar e cuidar de animais. 

Pedrinho se sentia sozinho, sabia que seria muito difícil sair da roça e ir para a cidade porque os pais que já estavam com a idade avançando jamais arredariam os pés de lá e ele não abandonaria os dois sozinhos no meio do mato, sem energia elétrica, sem veículo e sem vizinhos. 

Já que arrumar amigos era praticamente impossível, Pedrinho se tornava amigo dos animais. Foi assim que o gato preto folgado e cotó se tornou o confidente, os dois cachorros vira-latas se tornaram os companheiros de pescaria e o ganso pescoçudo se tornou o amigo de pega-pega. 

Mas faltava aquele amigo para todas as horas, aquele amigo que ficaria ao seu lado conversando nas caminhadas pelo mato, que almoçaria junto à mesa e dormiria no mesmo quarto. Seria um amigo quase irmão.  

Pedrinho arrumou esse amigo quando a porca Gumercinda deu a luz. Entre os porquinhos recém-nascidos, Pedrinho escolheu o menorzinho e mais rosinha, seu amigo/irmão. 

O batizou de Toucinho, nome um tanto quanto sugestivo, mas não é que o porquinho atendia quando o rapazinho o chamava pelo nome. 

Toucinho e Pedrinho brincavam juntos, ficavam horas conversando, é claro, Pedrinho falava e o porquinho apenas no seu roinc, roinc. 

Como é da natureza dos porcos, logo toucinho estava um leitão, gordo e porco, mesmo assim Pedrinho não largava o suíno. Podemos dizer que realmente surgira um amor de irmãos entre os dois. 

Toucinho crescia, ocupava espaço, porém sempre estava ao lado de Pedrinho à mesa no almoço e janta, dormia ao lado da cama do rapaz e só não tomavam banho juntos porque o porco corria. 

Quando Toucinho virou um porcão, os pais de Pedrinho que não estavam nem aí se haviam ganhado outro filho e decidiram vende-lo. 

O negócio foi fechado com o Agenildo, dono de um armazém numa vilinha daqueles cafundós. 

Pedrinho só soube da venda de Toucinho quando voltou à noite do riacho onde havia pescado lambari. 

Desesperado por perder o porco, Pedrinho selou o velho pangaré de seu pai e saiu para a vila. 

Ao chegar no bar do Agenildo, percebeu estar havendo uma roda de violeiros com comes e bebes. 

Sem delongas perguntou a Agenildo quase chorando: 

- Onde está o Toucinho? 

Agenildo sorrindo apanhou um prato de petiscos e ofereceu a Pedrinho: 

- Está aqui o torresmo. 

 Nota do autor: 

“Essa triste história me faz divagar sobre as incríveis metamorfoses que acontecem na natureza e ter a certeza de que tudo está intrinsecamente em equilíbrio nesse planeta ao qual habitamos. É assim que o girino se transforma em sapo, o mandarová se transforma em borboleta e o Toucinho se transforma em torresmo”. 

Rodrigo Alves de Carvalho nasceu em Jacutinga (MG). Jornalista, escritor e poeta possui diversos prêmios literários em vários estados e participação em importantes coletâneas de poesia, contos e crônicas. Em 2018 lançou seu primeiro livro individual intitulado “Contos Colhidos” pela editora Clube de Autores.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.