Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Após dois chamamentos, a Secretaria Municipal de Cultura busca novamente a participação de representantes dos movimentos populares e sociais no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural do Município de Londrina (COMPAC). A nova data está marcada para o dia 19, às 19 horas, na sede da Secretaria (rua Pio XII, 56).

Segundo a diretora de Patrimônio Histórico-cultural, Vanda de Moraes, a intenção é que o novo conselho esteja constituído até o aniversário da cidade, em 10 de dezembro. De acordo com Vanda, até o presente momento, os seguintes segmentos indicaram representantes: Sincil; Sinduscon; instituições de ensino superior, públicas e particulares; ONGs e grupos de defesa do patrimônio; além das secretarias municipais de Cultura e Obras e o IPPUL.

Vanda de Moraes destacou que é importante a participação dos movimentos populares e sociais nas discussões, uma vez que o patrimônio cultural da cidade diz respeito, principalmente, à população representada por essas entidades. Ela lembrou que “a participação desses movimentos foi deliberada em audiência pública na qual foi aprovada, pela população, a Lei Municipal de Preservação”.

A Secretaria de Cultura ainda aguarda a manifestação de alguns segmentos para que seja encaminhado o decreto de nomeação para instalação do Conselho. “É preciso ressaltar que os segmentos que não indicarem os nomes de seus representantes até o dia 24 de novembro, só poderão fazê-lo na próxima gestão do Compac”, alertou Vanda.

Lei do patrimônio cultural

De acordo com a Lei 11.188 de 19 de abril de 2011, o patrimônio cultural da cidade é integrado pelos bens materiais e imateriais, tomados individualmente ou em conjunto, que constituem a identidade e a memória coletiva londrinense. Entre as prerrogativas a serem analisadas para constituir esse patrimônio, está ser pioneiro ou um dos pioneiros; ser  testemunho de épocas de desenvolvimento da cidade;  pela singularidade da técnica construtiva e material utilizado; pela excepcional qualidade espacial, paisagística e/ou ecológica; pelos fatos históricos que tenham ocorrido no local; ser formador da identidade local; pelos saberes tradicionais; pela qualidade artística e tratar-se de edificação situada na área de abrangência da aerofoto de 1949 e no levantamento aerofotogramétrico da cidade de Londrina, elaborado em janeiro de 1950 e atualizado em maio de 1951, disponíveis no arquivo do cadastro da Secretaria Municipal de Obras.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.