Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Cultura está convocando representantes  dos movimentos populares e sociais para uma assembleia que deverá indicar conselheiros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural do Município de Londrina (COMPAC). Será no dia 6 de novembro, às 19 horas, na sede da secretaria, na Rua Pio XII, 56.

Para ser representante é necessário ter idade mínima de 18 anos, no ato da inscrição; comprovar residência em Londrina; apresentar ofício do movimento popular ou social com sua indicação. É preciso, também, apresentar documentação que ateste a regularidade do movimento popular ou social.

Todas as pessoas que comparecerem na assembleia de indicação munidas da documentação solicitada estão aptas a votarem e serem votadas para exercer a função de conselheiro titular e  suplente do COMPAC. A forma de indicação será definida pela plenária da  Assembleia.

O Conselho deve estar formado até o aniversário de Londrina, dia 10 de dezembro. A Secretaria já promoveu uma reunião com instituições de ensino particulares e outra com representantes de ongs, órgãos e grupos de defesa do patrimônio cultural londrinense.

Lei do patrimônio cultural

De acordo com a Lei 11.188 de 19 de abril de 2011, o patrimônio cultural da cidade é integrado pelos bens materiais e imateriais, tomados individualmente ou em conjunto, que constituem a identidade e a memória coletiva londrinense.  Entre as prerrogativas a serem analisadas para constituir  esse patrimônio, está ser pioneiro ou um dos pioneiros; ser  testemunho de épocas de desenvolvimento da cidade;  pela singularidade da técnica construtiva e material utilizado; pela excepcional qualidade espacial, paisagística e/ou ecológica; pelos fatos históricos que tenham ocorrido no local; ser formador da identidade local; pelos saberes tradicionais; pela qualidade artística e tratar-se de edificação situada na área de abrangência da aerofoto de 1949 e no levantamento aerofotogramétrico da cidade de Londrina, elaborado em janeiro de 1950 e atualizado em maio de 1951, disponíveis no arquivo do cadastro da Secretaria Municipal de Obras.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.