Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pessoas de todo o país, podem se inscrever nas formações de Produção de Eventos, Políticas Culturais: Contexto histórico e agenda para o século XXIe Crítica de cinema. Todas são gratuitas e oferecem certificação ao final

Estes são os últimos dias para se inscrever nos mais novos três cursos da Escola Itaú Cultural: Produção de Eventos; Crítica de cinemaePolíticas Culturais: Contexto histórico e agenda para o século XXI. Para o primeiro, o público tem até hoje, quarta-feira, às 18h, para se inscrever, já para o segundo, as aplicações se encerram ontem, dia 13, e o terceiro, sendo um curso livre, sem seleção de candidatos, fica disponível por tempo indeterminado. As inscrições são gratuitas e os interessados devem preencher o formulário em escola.itaucultural.org.br.

Produção de eventos apresenta um panorama geral, com compreensão dos aspectos contextuais, técnicos e práticos da área de eventos, para aqueles que estão começando, sem necessidade de experiência prévia. Aborda desde planejamento, gerenciamento de riscos e normas de segurança até chegar ao setor cultural, entrando em assuntos específicos dos eventos culturais, como montagens de espetáculos em teatros, direitos autorais, festivais e eventos online.

O intuito é que o inscrito possa compreender os bastidores e a dinâmica entre as áreas envolvidas na produção, desde a etapa de criação e planejamento até a realização de eventos, de forma interativa, teórica e prática. As aulas acontecem de 13 de setembro a 22 de novembro, às segundas-feiras e quartas-feiras, das 19h às 21h. A lista de selecionados será divulgada no dia 30 de agosto, na plataforma da Escola.

Políticas Culturais: Contexto histórico e agenda para o século XXIé composto por quatro aulas disponíveis na íntegra, podendo ser acessadas a qualquer momento. Ele é voltado para formação introdutória de produtores, tendo como guia as diversas demandas regionais e os desafios do tempo presente. Para acessar o conteúdo é necessário apenas inscrição prévia.Além dos professores, este programa criado pelo Observatório Itaú Cultural também traz depoimentos de convidados brasileiros e do exterior.

As políticas culturais na América Latina e as trajetórias de agendas e pensamentos desde 1970, seu contexto histórico no Brasil, os desafios de implementação e da participação social e reflexões sobre a cidadania cultural global neste século são os temas abordados nos vídeos e áudios com transcrição, abrangendo também os públicos surdo e não vidente. As aulas são disponibilizadas na íntegra para os interessados, durante 30 dias, após a inscrição.

Crítica de cinema, traz conteúdo teórico e prático sobrea produção autoral não hegemônica ou comercial a partirdo olhar de mulheres, pessoas não brancas, LGBTS+, e outros. Os professores deste curso são jornalistas e cineastas. Ele é indicado para pessoas com alguma formação ou experiência prévia em audiovisual. O cronograma aborda a história, os principais dilemas e formas de expressão crítica, como textos escritos individuais e coletivos, impressos e virtuais, podcasts e ensaios em vídeo em 14 aulas ao vivo.

O curso, desenvolvido pelo Núcleo de Audiovisual e literatura do Itaú Cultural, visa promover novos olhares e modos de percepção sobre a produção brasileira atual, valorizando a crítica como uma nova etapa de reflexão e diálogo sobre as obras fílmicas. Outo assunto presente no decorrer dos encontros, é o papel da crítica de cinema no Brasil contemporâneo, valorizando sua produção diante de novos paradigmas políticos, culturais e econômicos entre pessoas de várias regiões do país e diferentes referências e experiências de vida. As aulas vão de 8 de setembro a 15 de dezembro, sempre às quartas-feiras, das 19h às 22h. A lista com os selecionados será divulgada no dia 17 de agosto, no portal da Escola.

Inscrições gratuitas em: escola.itaucultural.org.br

Asimp/Itaú Cultural

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.