Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com o objetivo de incentivar a prática de ballet por meninos, professores da Escola de Ibiporã dão o seu exemplo

A dança é uma arte nobre, que movimenta o corpo, exercita a mente e enaltece o espírito. Em resumo: faz bem para o corpo e para a alma de quem a pratica. E ainda prepara o jovem para a vida, pois todo o processo de aprendizado dos alunos em uma escola de dança, pautado pela disciplina, pelo autodomínio e pela obediência às regras da instituição e pelo respeito aos colegas, os torna pessoas mais responsáveis e seres humanos mais íntegros.

Que o digam todos os bailarinos homens que passaram pela Escola Municipal de Ballet de Ibiporã e que hoje, como profissionais da área ou como professores, repassam o seu conhecimento às novas gerações em escolas ou academias de dança espalhadas pelo Brasil.

Alguns desses jovens que se formaram e que hoje orgulham a Escola de Ballet Ibiporã são Dijalma Junior (coreógrafo e professor em Belo Horizonte), Ivo Junior (bailarino profissional e professor das turmas masculinas em Ibiporã), Eduardo Ávila (aluno do Teatro Bolshoi em Joinville/SC), Leandro Braz (cursando dança na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo), Juliémer Queiroz e Cleverson Santana, o “Clevinho” (professores de academias e alunos do grupo adulto da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã).

Esses profissionais e os alunos atuais (crianças e adolescentes) que freqüentam as aulas na Escola de Ballet de Ibiporã garantem que a dança é uma ótima opção para meninos e meninas, sem distinção.

“Não tem problema algum meninos praticarem ballet. Eu danço desde pequeno e é uma atividade que me realiza, além de ser uma área de atuação profissional”, afirma o professor Ivo Junior. A beleza dos passos de um tango, bolero, salsa ou valsa não seria possível se não houvesse o homem e a mulher formando o par, o que também ocorre em várias outras coreografias.

“Todos, nas escolas e espaços freqüentados por crianças e adolescentes, têm que se acostumar a ver a dança como uma atividade de meninos e meninas, a ver isso com normalidade. Os meninos que se dedicam à dança devem se orgulhar e serem elogiados, nunca discriminados pelos colegas”, enfatiza a diretora da Escola de Ballet de Ibiporã, Leila Assis.

O pequeno Leonardo Martins, 9 anos, tem um irmã que também faz aulas na Escola de Ballet - Beatriz, de 11 anos -, e foi incentivado por sua mãe, Camila Martins, a ingressar na dança. Participou do divertido espetáculo “Peter Pan”, em dezembro de 2017, que motivou mais meninos a procurarem a escola. Tanto que hoje há uma turma específica de meninos, dirigida pelo professor Ivo Junior.

A Escola Municipal de Ballet de Ibiporã possui em média 200 alunos e é mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). Existe desde 1990 e é uma referência nacional na área, com prêmios conquistados no Brasil e no exterior.

NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.