Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Funcart apresenta jazz, clássico e contemporâneo na última Temporada de Dança de 2014

Mais de 70 bailarinos da Escola Municipal de Dança sobem ao palco do Circo Funcart neste fim de semana para uma apresentação que promete agradar a todos os públicos. Pela primeira vez, além das usuais linguagens do clássico e contemporâneo, a Escola traz um número especial de jazz inspirado nos anos 1920. O espetáculo será apresentado na sexta (12), sábado (13) e domingo (14), às 20 horas, com ingressos a R$10 e R$5 (meia). O Circo Funcart fica na Rua Senador Souza Naves, 2380. Mais informações pelo telefone (43) 3342-2362.

Esta é a terceira Temporada de Dança de 2014. “Por ser a última apresentação antes do espetáculo de final de ano, que acontece em dezembro no Moringão, os números estão muito afinados e com grande qualidade técnica. Procuramos, com as temporadas, envolver alunos de todas as turmas e de várias idades, desenvolvendo neles a experiência inigualável do palco”, explica Sonia Secco, coordenadora da EMD.

O programa da noite começa com o clássico. Dentre os balés de repertório selecionados, estão trechos de Dom Quixote, O Lago dos Cisnes, Giselle, Raymonda, La Bayadère, O Corsário e a suíte do balé Paquita. “Estas últimas são peças menos conhecidas, mas que apresentamos para os alunos justamente para aumentar seus conhecimentos sobre as variações e a riqueza da tradição”, completa a coordenadora. Os clássicos foram adaptados e ensaiados pelos professores Alexandro Micale, Luciana Lupi, Marciano Boletti e Sonia Secco.

A linguagem contemporânea terá dois representantes na Temporada. O Ballezinho de Londrina, companhia jovem da Funcart dirigida por Wagner Rosa, reúne trechos de peças de sucesso de seus 15 anos de trajetória. Já um grupo formado por bailarinos do 7º e 8º ano apresenta fragmentos do espetáculo “Favela”, que está em processo de montagem e estreia em 2015.

Jazz

Este ano, a Funcart está introduzindo progressivamente na grade curricular a linguagem do jazz. “Nossa intenção é tornar o corpo dos bailarinos - principalmente os dos últimos anos - mais ecléticos e preparados para várias modalidades. Mobilizamos outros grupos musculares, tão importantes quanto os que estão acostumados a utilizar no clássico”, comenta Sonia.

O programa da Temporada inclui pela primeira vez uma coreografia de jazz, assinada por Alexandre Micale. O professor utilizou referências dos anos 1920 e buscou inspiração em musicais da Broadway, como Cabaret e Chicago. “É interessante para os bailarinos experimentarem outras possibilidades – o desafio de girar em cima do salto, por exemplo. Isso tem contribuído, inclusive, para a melhor execução do clássico, que deve ser fluido, não deve ser engessado”, destaca Micale.

Ao todo, a apresentação da Temporada de Dança tem uma hora e quinze de duração. Participam alunos da Escola Municipal da Zona Norte e da sede central. Ingressos antecipados já estão disponíveis na secretaria da Funcart. 

Renato Forin Jr./Asimp/Funcart

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.