Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prédio do Cadeião é uma edificação histórica para a cidade de Londrina e marcou de maneira triste um passado que não se pode esquecer. O Cadeião permaneceu como a única unidade prisional pública de Londrina até 1994, quando foi desativado - ano que também teve a sua tentativa de demolição fracassada.

O local abrigou muitas tristezas e rebeliões. Durante seu funcionamento, havia um único momento em que a tristeza não imperava, o dia de visita. Neste dia, familiares saudosos faziam filas em torno do quarteirão do Cadeião para aguardar sua entrada e até a visita de crianças era permitida. Nessas poucas horas, pais reencontravam filhos, filhos os pais, esposas os maridos e o cumprir da pena ficava menos doloroso para todos. Os familiares se misturavam aos detentos e um clima de festa tomava conta do ambiente, deixando com que todos, por alguns momentos pudessem esquecer as amarguras, a violência e a solidão do isolamento.

Em 2014 o prédio foi revitalizado e tornou-se um Centro Cultural com novas atividades e várias opções para a população londrinense. O intuito é que agora o Dia de Visita seja um dia de festa para toda a família no Sesc Cadeião Cultural, deixando definitivamente para trás qualquer resquício de tristeza!

A programação contará com apresentações teatrais e musicais, contação de histórias para as crianças, atividades lúdicas como oficinas de criatividade, sessões de cinema, troca de livros, performances artísticas, entre outras atrações.

Uma vez por mês, de março a dezembro, sempre aos sábados, das 10h às 17h:

09/05; 13/06; 11/07; 08/08; 12/09; 10/10; 14/11 e 12/12.

Programação de maio (09/05)

- das 10h às 12h e das 14h às 17h: Oficina de Colagem.

A oficina será baseada nas obras da artista Angela Diana que está exposta na Galeria de Artes do Sesc Cadeião Cultural, utilizando como influências suas cores e desenhos.

- 11h: Apresentação Teatral, Espetáculo Bagaça Registrada.

Lambreta e Ritalino apresentam números tradicionais e criações próprias com algo em comum. No fim das contas, os palhaços fazem suas estripulias de um jeito bem brasileiro.

- 12h: Contação de histórias com Dani Fiorucci

A partir das historias Maria Angula, Dum Dum Sererê e brincadeiras da cultura popular brasileira, Historias de Quase dar Medo leva também coragem e propõe um jogo de faz de conta que permite à plateia sentir o medo de modo seguro e mostra que, sim, os medos existem e vamos atravessá-los juntos.

- 13h: CineSesc, exibição do filme Zarafa.

(Dir. Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie - 78 minutos - livre)

Sob uma antiga árvore, um velho conta às crianças de sua aldeia uma fábula: a de uma forte amizade entre um menino, Maki, e uma girafa órfã chamada Zarafa. Juntos eles viverão a aventura de suas vidas, viajando das areias do Sudão até as luzes de Paris.

- 14h: Contação de histórias com Dani Fiorucci.

A partir das histórias Maria Angula, Dum Dum Sererê e brincadeiras da cultura popular brasileira, Histórias de Quase dar Medo leva também coragem e propõe um jogo de faz de conta que permite à plateia sentir o medo de modo seguro e mostra que, sim, os medos existem e vamos atravessá-los juntos.

- 15h: Apresentação Musical, grupo Pisada da Jurema.

O grupo Pisada da Jurema realiza um trabalho de releitura de ritmos populares brasileiros com foco nos estados de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Bahia e região sudeste. O repertório conta com músicas da tradição oral, como o coco, cacuriá, jongo, e ritmos da religião de matriz africana, como afoxé e maracatu. A partir dessas referências também trazem composições próprias.

- 16h: CineSesc, exibição do filme Narradores de Javé.

(Dir. Eliane Caffé - 110 min. - livre)

A pequena cidade de Javé será submersa pelas águas de uma represa. Seus moradores não serão indenizados e não foram sequer notificados porque não possuem registros nem documentos das terras. Inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em "documento científico". Decidem então escrever a história da cidade.

- das 10h às 17h (durante todo o evento):

* Projeto Leia & Troque: O projeto Leia & Troque contempla a troca de livros e gibis usados e também alia a socialização do livro com responsabilidade ambiental. O projeto incentiva e conscientiza as pessoas para que após lerem um livro, não o mantenham guardado, mas o disponibilizem ou troquem com outras pessoas para que de uma forma coletiva todos tenham acesso à leitura. Essa ação de solidariedade e cooperação de livros faz com que muitos após a leitura doem seus livros para fazer parte do projeto independente de querer ou não realizar a troca.

* Performance artística em pernas-de-pau com o CLAC durante o evento.O CLAC é um grupo especializado em performances artísticas utilizando técnicas circenses como: palhaço, acrobacias, monociclo e perna-de-pau e estará convidando o público a participar do evento durante todo o dia.

Nádia Val/Asimp/Sesc Cadeião Cultural

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.