Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Saiu o trailer do documentário “O que ainda existe em nós”. Está aí para vocês se deliciarem um pouquinho, porque em dezembro tem estreia presencial e virtual.

É com muito entusiasmo que anunciamos a estreia do filme “O que ainda existe em nós”, documentário produzido em Londrina, realizado por pessoas que moram na cidade e vivenciam a cultura local. A estreia presencial terá exibição nos dias 16 e 17 de dezembro, às 19h, no Canto do Marl - Vila Cultural do Movimento de Artistas de Rua de Londrina, respeitando todos os protocolos de segurança para Covid-19.

O filme levanta o debate sobre cinema, o acesso a filmes, cultura cinematográfica e a prática cineclubista londrinense, tendo como ponto de partida o depoimento de pessoas que são referência do movimento cineclubista local. Os cinemas da cidade, bem como os espaços realizadores de sessões cineclubistas, ganharam vida na memória de tantos relatos e histórias.

A produção deste documentário aconteceu em meio a pandemia de Covid-19, com diversas limitações, sendo essencial buscar maneiras de lidar com a necessidade do distanciamento social, assim, algumas entrevistas foram realizadas por videoconferência.

A pandemia deixou muitas sequelas Brasil afora. E para a cultura não foi diferente. Com as atividades públicas suspensas em função do distanciamento social, um cinema foi fechado em Londrina. O documentário acompanhou o fechamento do Cine Com-Tour, cinema mantido pela UEL até agosto de 2020.

Este filme registrou também, num outro canto da cidade, um cinema montado no estacionamento de um shopping, para exibição de filmes no estilo drive-in, como uma maneira de driblar as restrições pandêmicas.

Além da estreia presencial, está prevista ainda a realização de uma estreia virtual, no dia 19 de dezembro, às 19h30, com exibição do documentário pelo canal do YouTube do Movimento dos Artistas de Rua de Londrina.

O documentário sobre a prática cineclubista em Londrina é um desdobramento da pesquisa de mestrado do cineclubista Fagner Bruno de Souza, por meio do programa de Cinema e Audiovisual, pelo PPGCINE, da Universidade Federal Fluminense – UFF-Niterói.

A realização do documentário conta com patrocínio do PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina, por meio da Prefeitura de Londrina, e da Ancine – Agência Nacional do Cinema.

 “‘O que ainda existe em nós’ é um documentário resultante de pesquisas sobre as salas de cinema e a prática cineclubista em Londrina desde a fundação da cidade nos anos 1930, realizado por pessoas que moram na cidade e vivenciam sua cultura.”

O trailer do filme está disponível em: https://youtu.be/AgvPZWvcN2Y

Sinopse:

Realizado durante a pandemia de COVID-19 na cidade de Londrina-PR, este documentário faz um resgate das histórias da prática cineclubista e das salas de cinema locais. Debate também como o acesso ao cinema e à cultura foi afetado dentro do contexto de isolamento físico e social.

 “O que ainda existe em nós”

Estreia: 16 de dezembro de 2021.

Duração: 38 min.

Gênero: Documentário.

Argumento e Direção: Fagner Bruno de Souza

Direção de produção: João Victor Doná

Fotografia e câmera: Lucas Godoy

Som direto: Natalia Ignácio Gonzaga e Gabriel Kruczeveski

Trilha sonora original: Gabriel Kruczeveski

Câmeras auxiliares: Eluanna Ribeiro, Fagner Bruno de Souza, Wellington Victor

Montagem: Fagner Bruno de Souza e Talyta Elen Ferreira Teodoro

Edição de som: Gabriel Kruczeveski - Toqô Estúdio

Making of: Wellington Victor

Design gráfico: Eluanna Ribeiro

Asimp/Pamella Basseti e Wellington Victor

#JornalUnião

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.