Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O espetáculo de palhaço de rua “Carriola”, do Grupo de Teatro Celeiro das Antas, de Brasília, vai ser apresentado neste domingo, dia 28, às 17h no Lago Igapó, perto da Casa do Papai Noel. A apresentação faz parte da Biblioteca Viva Itinerante, que começa às 15h, com oficinas, pernas de pau, troca de livros e outras atividades para toda a família. Em caso de chuva, o evento será realizado no Triolé Cultural.

A peça Carriola começa com a chegada de Zambelê, palhaço do ator e diretor José Regino de Oliveira, que vem de longe, mas não se sabe de onde.  Traz consigo sua Carriola, um carrinho simpático como um brinquedo. Com este artefato, o andarilho se relaciona com o mundo, com o riso do povo por onde passa. Dentro da carriola Zambelê traz instrumentos musicais, aparelho de som e as músicas mais diversas. Balões de gás, fantasias, fogos de artifícios. Muitos objetos para construir bonecos e coisas para criar algum jogo. São jogos da sua infância, da infância dos seus pais, avós, filhos, netos e os que ainda virão. Os jogos são para todos, sem distinção de idade, cor, sexo, raça ou planeta de origem. Um brincante que celebra a vida a cada passo na estrada, a cada roda feita na praça, na rua, no meio da imaginação da gente.

Segundo José Regino,  o “jogo teatral Carriola nasceu carregado de desejos de retomar o caminho da Rua, sair ao encontro do público mais diverso, das situações mais inusitadas e desafiadoras, onde a todo instante o ator/brincante tem que se adaptar, saindo da sua zona de conforto para realizar a grande arte do encontro que é o teatro, e juntos, celebrar a vida.”

Carriola é o primeiro espetáculo solo do Palhaço e Diretor de Teatro José Regino feito totalmente para ocupar as ruas, praças e feiras, tendo como fundamentação os estudos feitos pelo Grupo de Teatro Celeiro das Antas, com diferentes grupos e categorias que ocupam as ruas dos centros urbanos brasileiros, destacando os Camelôs, Moradores, de Rua, Catadores de Material Reciclável e Brincantes de diferentes manifestações da Cultura Popular.

O espaço da Rua sempre mereceu uma atenção especial na trajetória do Grupo de Teatro Celeiro das Antas. Já foram realizadas 04 montagens para Rua,  bem como o Projeto Encantadores de Rua para treinamento de atores palhaços e brincantes, com  objetivo de pesquisar técnicas para a ocupação de praças, feiras e espaços.

No sábado, dia 27, José Regino vai ministrar a oficina “A construção do corpo cômico” para atores, palhaços, malabaristas e outros iniciados na arte de fazer rir. Vai ser no Triolé Cultural das 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30. As inscrições para a oficina podem ser feitas através do email danifioruci@gmail.com. O custo da oficina é de R$ 20,00.

O Biblioteca Viva itinerante é coordenado por Daniella Fioruci Caricati e Fernando Góes e tem o patrocínio do PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Com exceção da oficina, as atividades são gratuitas.

Claudia Silva/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.