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No ano em que comemora duas décadas de existência, a Editora da Universidade Estadual de Londrina (Eduel) é destaque no cenário nacional. Desde 2005, já são mais de 600 títulos publicados e lançados com a proposta de disseminação da pesquisa acadêmica. Uma média de 30 títulos por ano. Hoje, a Eduel investe na oferta de livros pela internet.

Somente a aposta no selo infantojuvenil, que começou em 2009, já rendeu a publicação de 220 livros, valorizando o conteúdo educativo de cunho pedagógico direcionado às crianças. Outra novidade é o lançamento, em setembro, de títulos no formato e-book, que também serão disponibilizados em plataforma de alta tecnologia. "Trabalhamos em projetos que vão posicionar a Eduel um patamar à frente de editoras universitárias de outras instituições", afirma o diretor da Eduel, Luiz Carlos Migliozzi, professor do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do Centro de Ciências Humanas (CCH).

Ele aponta que o mercado de livros acadêmicos é o setor que mais cresce dentro do segmento e-book. "É uma ferramenta útil para o professor pesquisador, um recurso que facilita a busca por citações, informações e dados", justifica Luiz Carlos.

Com foco na difusão do conhecimento gerado pela produção científica, tecnológica, artística e cultural das comunidades universitária e externa, a editora encara o desafio de manter o ritmo de lançamentos, sem abrir mão da qualidade editorial.

"O papel da Eduel é fundamental para o fomento e desenvolvimento da pesquisa acadêmica. Por isso, com uma parceria com a Gráfica da UEL, que vai contar com um parque totalmente digitalizado, pretendemos tornar mais rápida a impressão de títulos já lançados, suprindo as demandas por mais exemplares", informa o diretor.

Parceria

Migliozzi destaca também a parceria da Eduel com editoras de reconhecidas universidades brasileiras. "É constante a aproximação com editoras de outras universidades, como no projeto de tradução de livros do universo acadêmico. São pesquisadores de outras instituições envolvidos no mesmo projeto, esses vínculos só trazem benefícios para a UEL", avalia.

Serão traduzidos e lançados em breve livros de autores da Alemanha e Estados Unidos. São eles: Um pioneiro na Selva Brasileira: A História de Aventura da Colônia Alemã de Rolândia, de Oswald Nixdorf, tradução Werner Paulo Osterle; Corpo e Sentido, de Jacques Fontanille, tradução Fernanda Massi; As críticas de Chomsky ao Comportamento de Skinner, de Noam Chomsky, tradução Otávio Goes de Andrade (org.).

Política

Com o objetivo de agilizar a produção dos títulos, a política de publicação da Eduel foi remodelada. O resultado é que agora o livro leva em média seis meses para ser lançado. "Foram feitos ajustes nos padrões de recebimento de textos e nas diretrizes de publicação para que o processo seja mais rápido", explica Migliozzi.

São aceitas propostas de publicação de autores da comunidade universitária e externa, que obrigatoriamente seguem as diretrizes de publicação da Eduel. O primeiro passo é a submissão da proposta a Assessores Científicos. Mesmo com parecer favorável à publicação, a última palavra é do Conselho Editorial, composto por integrantes indicados pelos Centros de Estudos da Universidade. O que vale é a qualidade do texto, a linguagem precisa e concisa.

"O autor deve adaptar a tese ou dissertação para a linguagem do gênero livro, o que requer uma linguagem totalmente diferente", alerta Migliozzi.

Distribuição

A equipe da Eduel é responsável também pela distribuição dos livros. Para acelerar o processo há parcerias com livrarias e distribuidores de diversas regiões do País, como Livraria Cultura, Loyola Distribuidora, Asteca Distribuidora, Book Partners, Suzane Bach, Leitura Dinâmica, Books Online.

Ainda como política de distribuição e de comercialização dos livros, a Eduel participa de feiras e de eventos de relevância nacional, como Encontros da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Associação Nacional de História (Anpuh), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), Bienais do Livro de São Paulo e do Rio de Janeiro, Feira do Livro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Feira do Livro da Universidade de São Paulo (USP).

As participações ocorrem de maneira direta ou indireta, por meio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), à qual a Eduel está filiada. Além disso, a editora também tem parceria com a SciELO que possibilita a indexação, publicação, distribuição e comercialização de livros, inclusive on-line.

Prêmio Jabuti

A Eduel acumula sete indicações ao Prêmio Jabuti ao longo dos últimos anos. Os títulos são indicados para o reconhecido prêmio nacional que existe há 57 anos.

A submissão de livros para a edição deste ano já está quase pronta. A principal aposta é o Atlas Linguístico do Brasil, denominado de Projeto Alib. O estudo inédito, iniciado em 1996, resultou na radiografia completa do português falado no Brasil. O livro foi produzido pela Eduel em 2014, por meio de parceria com 27 universidades brasileiras, com tiragem inicial de mil volumes. O prêmio foi conquistado uma vez no ano de 2011, na categoria tradução.

Livraria

A Eduel conta com a Livraria da Eduel, localizada próxima à Biblioteca Central, no Campus Universitário.

O setor coloca à disposição da comunidade 12 mil títulos de editoras universitárias e comerciais do país, além dos livros editados pela própria Eduel. Os mais vendidos são das áreas de Ciências Humanas, como Linguística, História, Filosofia e Geografia.

São comercializadas publicações das principais editoras universitárias do País, Edusp, Unicamp, Unesp, e editoras comerciais, como Companhia das Letras, Perspectiva, Vozes, Cortez e Parábola.

AEN

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