Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Cultura recebe nesta quinta-feira (28), às 19h30, o lançamento do livro "Arquitetura e Memória Coletiva - Os Sentidos da Modernidade em Londrina: Praça 1º de Maio e Jardim Shangri-lá". Organizado pelos professores Leandro Henrique Magalhães e Ana Cleide Chiarotti Cesário, o livro é uma das ações do Projeto Educação Patrimonial, que possui patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A solenidade será na sede da Secretaria, localizada na Praça Primeiro de Maio, 110, em frente à Concha Acústica.

Haverá um segundo evento de lançamento no próximo domingo (1), no Mercado Shangri-lá. Será às 10 horas, na rua Visconde de Mauá, 168. Durante os lançamentos, exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente.

A organizadora e professora aposentada de Ciência Política da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ana Cleide Chiarotti Cesário, ressaltou que a obra é um trabalho sobre patrimônio ambiental urbano. “Ele diz respeito a edificações e espaços construídos e planejados, e também aborda como esses espaços e edificações são usados e apropriados”, disse.

De acordo com Ana Cleide, foram selecionados dois pedaços de Londrina: o entorno da Praça Primeiro de Maio e o jardim Shangri-lá, sendo que ambos foram muito influenciados pelo modernismo. “A região da praça foi escolhida porque ali é o local onde começa o processo de verticalização da cidade. Já o Shangri-lá foi selecionado por ser um bairro planejado de acordo com a concepção de cidade-jardim”, frisou.

Segundo o professor do Centro Universitário Filadélfia (Unifil) e coordenador do Projeto Educação Patrimonial, Leandro Henrique Magalhães, a ideia do livro surgiu da preocupação dentro do Projeto de tratar a estrutura modernista em Londrina. “A equipe multidisciplinar que construiu esse livro é composta por oito pesquisadores, com profissionais das áreas antropologia, história, sociologia e arquitetura. Então não queríamos pensar apenas o aspecto material, mas também a percepção da comunidade, como as pessoas que se envolvem com esses patrimônios os enxergam e vivenciam”, afirmou.

Magalhães acrescentou que o livro é composto por estudos, sobre como as pessoas entendem esses lugares, com percepções e relatos. “Tem muitas histórias também, com imagens antigas e atuais, e muitas fotografias, que ajudam a entender essa dinâmica e mostrar como esses espaços estão se transformando com o tempo”, explicou.

O livro "Arquitetura e Memória Coletiva - Os Sentidos da Modernidade em Londrina: Praça 1º de Maio e Jardim Shangri-lá" não será comercializado. Segundo os organizadores, a distribuição gratuita deverá ocorrer em bibliotecas de escolas e universidades. O material estará disponível para download gratuitamente no site do Projeto, link educacaopatrimonial.com.br, na aba “Publicações”. 

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.