Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A apresentação online da peça teatral que mistura circo, literatura, música erudita e dança contemporânea, da companhia tocantinense Lamira Grupo de Artes Cênicas, pode ser conferido diariamente. No IC para Crianças, o músico e ator Felipe Edmo  constrói com o público um jogo de tabuleiro

No mês de março, a programação online do Itaú Cultural voltada para as famílias leva para o público duas opções de cultura e entretenimento em casa. Uma delas é o Palco Virtual, desenvolvida pelo Núcleo de Artes Cênicas da organização, que a partirdo dia 7, às 15h, até o mesmo horário do dia 20, exibe a peça Gibi, com a companhia tocantinense Lamira Grupo de Artes Cênicas. A outra é o IC para Crianças, que o Núcleo de Educação e Relacionamento realiza aos sábados, às 11h, com omúsico, ator efundador da Trupe Trupé, Filipe Edmo. No dia 6 de março, ele chama o pessoal para construir um jogo de tabuleiro. As duas atividades acontecem tantono site (www.itaucultural.org.br) quanto no Youtube (https://www.youtube.com/user/itaucultural) da organização.

Em Gibi, o fantástico mundo dos quadrinhos é abordado de forma inédita, emocionante e com muita expressão corporal, envolvendo teatro, dança e o universo circense. A peça conta as aventuras de palhaços que têm as histórias em quadrinhos como ponto de partida para as aventuras vivenciadas em cena. A montagem é permeada por músicas eruditas,criando uma atmosfera imaginária que remete à infância e suas brincadeiras.

Já no IC para Crianças, Felipe Edmo convida o pessoal a confeccionar, a partir de materiais encontrados em casa,umjogo de tabuleiro chamado Gato e Rato. Trata-se de uma brincadeira de estratégia na qual oobjetivo do rato é escapar dos gatos, quetentam capturá-lo. Para fazê-lo é necessário papelão, papel cortado em quadradinhos, cola, canetão preto e cápsulas vazias de café.

O novo formato do IC para Crianças, traz, a cada três meses, um novo professor para abordar, em cerca de 12 aulas, um tema diferente. De janeiro a março, Filipe Edmo explora o tema Vivências e Brincadeiras, desenvolvendo atividades com elástico, pião, corda e bolinha de gude, presentes no repertório dos pais e avós, mas pouco conhecidas para as crianças atualmente.

Sobre os participantes

Filipe Edmo é diretor, ator, músico, compositor e pesquisador da cultura brasileira. Atuou como professor de música, dança e teatro em diversas escolas e instituições pela capital paulista e grande São Paulo. Fundador da Trupe Trupé, grupo de música infantil, já compôs e gravou com diversos nomes da música brasileira, como Ney Matogrosso, Zeca Baleiro, Filipe Catto, Tião Carvalho, Fortuna e Palavra Cantada.

Ele também integrou a equipe do Instituto Brincante como artista e educador e fundou a Fervo Produções, produtora especializada na pesquisa e difusão das manifestações populares brasileiras. Junto a Paulo Tatit, do Palavra Cantada, criou o projeto Siricutico, uma série de oficinas que em 2020 transformou-se em shows, vídeos, músicas e brincadeiras inéditas de autoria da dupla.

Lamira é um grupo de artes cênicas tocantinense que busca, na fisicalidade, o ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música para a construção de sua estética. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas, fomentando, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural.

Desde seu início, o grupo constrói espetáculos que servem de referência estética à capital onde está inserida. Representando a produção cênica tocantinense pelo Brasil, a Lamira já circulou por mais de 90 cidades, em 25 estados e Distrito Federal, passando por todas as regiões do país e atingindo um público de mais de 45 mil pessoas. Através de pesquisas e intercâmbios entre grupos, vêm construindo possibilidades para atender às diversas demandas do público, tendo no repertório, espetáculos de rua, infantis, bem como contemporâneos e conceituais.

Em https://www.youtube.com/user/itaucultural

www.itaucultural.org.br

Asimp/Itau Cultural

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios