Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O dia 22 de agosto é marcado por diversas comemorações em todo território nacional, dado o folclore brasileiro. Por isso, 85 escolas municipais e 28 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) de Londrina celebram a data com o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas, cujo principal objetivo é passar adiante a cultura popular brasileira e regional.

Na Escola Municipal Professor Carlos Zewe Coimbra, por exemplo, os alunos participam de teatros, que abordam as histórias e lendas do folclore brasileiro. “Estas atividades mantém viva a cultura do folclore e são muito bem aceitas pelos alunos”, disse a diretora da escola, Adriana Machado.

A Escola Municipal Armando do Rosário Castelo tem trabalhado o tema em sala de aula, focando nos personagens e histórias. “Através das atividades, as crianças desenvolvem a criatividade e enriquecem o vocabulário”, destacou o diretor Jadir Reis de Mattos. O mesmo tem sido feito na Escola Municipal Professora Áurea Alvim Toffoli, que vem trabalhando o conteúdo através de brincadeiras e contos durante as aulas, além oportunizar a construção brinquedos folclóricos, pelos alunos, nas oficinas.

Eliane Candoti, que integra o Apoio Pedagógico de História, da Secretaria Municipal de Educação, explicou que a cultura popular é trabalhada nas unidades escolares durante todo o ano, porém, nesta época, é dada ênfase nesta cultura, através das lendas, brincadeiras cantadas, de roda, entre outras atividades.

Para ela, o momento oportuniza passar adiante a riqueza cultural do folclore e o resgate das memórias familiares. “Na busca pelo folclore regional, os alunos conversam com a família, que acaba trazendo os chamados causos familiares. Isso é muito interessante, pois o folclore tem uma riqueza muito maior, que vai além dos contos clássicos”, destacou.

Eliane acredita que trabalhar o conteúdo com os alunos reforça a identidade do ser brasileiro, das famílias, contribuindo para a constituição do patrimônio imaterial, que incluem a dança, a diversidade linguística, contos e causos, brincadeiras de roda e música. “As atividades exploram a oralidade da criança, o movimento e a corporeidade e ludicidade, através dos jogos, brinquedos folclóricos, músicas e brincadeiras”.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.