Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Apresentações serão realizadas de sexta-feira a domingo, às 20h, na Usina Cultural 

A Companhia Te-Ser apresenta neste final de semana em Londrina, o espetáculo teatral “De uma à outra”, uma reflexão sobre a temática feminina, construída a partir de pesquisa por meio de entrevistas com mulheres londrinenses. A peça é encenada pelas atrizes Raquel Sant’Anna e Raíssa Bessa, e será apresentada na Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159), na sexta-feira (13), sábado (14) e domingo (15), sempre às 20h. Não haverá cobrança de ingressos, a contribuição será voluntária, no chapéu. A montagem conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina - PROMIC, e tem o apoio da Usina Cultural e Funcart.

Um espaço delimitado e com objetos – caixa, novelos, pote, espelhos, sapatos, entre outros – apontam que um mosaico será construído, e é o público que decide o rumo que encenação tomará, definindo os elementos que trazem as histórias e memórias de mulheres que se sobressaíram no cenário da cidade, e também de mulheres comuns.

“Entrevistamos mulheres de diferentes idades, níveis de escolaridade, classes sociais e etnias”, contam as atrizes Raquel Sant’Anna e Raíssa Bessa. “Criamos um roteiro de perguntas que se repetia, porém de forma maleável, já que buscávamos uma escuta sensível e éramos afetadas pelas respostas. Coletamos memórias emocionantes e que enriqueceram muito nosso trabalho. Uma das coisas que mais nos marcou foi a quantidade de semelhanças nos relatos, mesmo se tratando de mulheres com perfis tão diferentes.”

Bate-papo com a plateia

A estreia oficial do espetáculo será neste fim de semana, embora as atrizes já tenham realizado dois ensaios abertos e uma apresentação especial na Secretaria Municipal da Mulher.  Após o espetáculo, um bate-papo com a plateia sempre acontece. “Tivemos bons retornos, tanto por parte dos artistas quanto do público. Nos bate-papos que abrimos após as apresentações as pessoas participam de forma ostensiva, tanto nos fazendo perguntas sobre o processo que despertou bastante interesse no público, quanto manifestando um sentimento de identificação com as situações abordadas nas cenas.”

Projeto duradouro

O espetáculo “De uma à outra” ainda está em fase de construção e, segundo as atrizes, isso é consequência natural do tempo: “Quanto mais se ensaia e apresenta, mais o espetáculo amadurece e se transforma. Pretendemos circular por muitos anos com esse projeto e até por isso previmos um formato dinâmico em que novas cenas poderão ser incorporadas, com coleta de novas memórias ou até mesmo novas experiências. Queremos falar do que é urgente e é justamente pelas urgências mudarem dia após dia que nosso espetáculo não pretende ser estático.”

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.