Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O espetáculo estréia na próxima sexta-feira, 20 de maio e circula em curta temporada. “As Três Marias” veio com a proposta de realizar a montagem de um espetáculo teatral cuja potência expressiva centra-se no aspecto feminino do trabalho de atriz em relação a outras três mulheres de sua própria família, a saber sua mãe e duas de suas tias. Por vários ângulos, estas mulheres estão presentes no corpo da atriz, pela via da memória, pela via da genética e pelo encorajamento que a vida que essas mulheres levaram e levam proporciona, como exemplo de resistência e fuga; drama e comédia; felicidade e tragédia - que os fatos de suas vidas trazem e inspiram.

Através da construção de um dossiê poético sobre essas mulheres a Cia do Terno de Dança-Teatro investigou em fotos, documentos, reportagens de época e relatos íntimos, momentos de enfrentamento e de superação, situações de vitórias e perdas – tudo isto foi resgatado e transformado em dramaturgia e em encenação.

“As Três Marias”

Existe um alinhamento de três estrelas que formam o centro da Constelação de

Órion...

O espetáculo As Três Marias aborda a vida de três Mulheres da família da atriz em cena. São mulheres comuns, que enfrentaram uma trajetória comum, com adversidades comuns. O que as torna especiais, para além do laço afetivo?

Trata-se de uma experiência única, do mergulho de uma atriz na sua autobiografia, na sua lembrança e na sua gênese: qual a força que carrega a mulher comum em seu corpo e que passa de geração a geração? Porque estas mulheres são heroínas em seu tempo e lugar? Como e quem foram seus homens e suas mulheres? Suas solidões? Seus medos? Como e quando reuniram sua coragem? Fundamentalmente: como estas mulheres estão na atriz, no sangue que corre em suas veias?

A criação deste espetáculo tem patrocínio do PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura e é a segunda montagem do grupo.

Produção: Arlekino

Realização: Cia do Terno de Dança-teatro

Apoio: Vila Triolé Cultural, Usina Cultural e Casa de Cultura UEL - Divisão de Artes Cênicas

Cia do Terno de Dança-Teatro

A “Cia do Terno de Dança-Teatro” nasce de um encontro de artistas e pesquisadores.

A atriz-criadora Ana Karina Barbieri é bacharela em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina. Durante a graduação se aproximou do Prof. Dr. Aguinaldo Moreira de Souza, e integrou os grupos Cia L2 e Companhia do-Santo, ambas com trabalhos dirigidos pelo professor. João Mosso e Carol Vaccari, também bacharéis em artes cênicas, são contemporâneos de curso e seu encontro teve desdobramentos em diversos trabalhos a partir daí.

O grupo se reuniu nessa configuração, em princípio, para trabalhar na criação e apresentações do espetáculo “Na Gaveta de Baixo”, em 2019. Da continuidade do trabalho, encontros, viagens, este primeiro projeto culminou na formação de um coletivo. Um diretor que é bailarino, ator, professor; uma atriz que é produtora; uma atriz que é iluminadora e também produz; um ator, que também ilumina e dirige, mas que aqui é sonoplasta, ou ator-sonoplasta...ou, ainda, um direator que toca vídeos.

De trocas e diálogos as linguagens confluem. De teatro, dança, mídias, memórias, lembranças, ternura e risco existe o grupo. Em 2022, a Cia do Terno estreia seu segundo espetáculo, “As Três Marias” e resgata a performance “Instruções para chorar”, que Aguinaldo de Souza apresenta há mais de uma década.

(Ana Karina Barbieri)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.