Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foram quatro dias de muita festa. A Expo Japão 2018 encerrou mais uma edição de um dos maiores e mais tradicionais eventos do calendário de Londrina. Realizado do dia 07 ao dia 10, trouxe para a ACEL um público de 25 mil pessoas. A tônica deste ano foi os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil (1908-2018) com muita comida, apresentações artísticas, venda de produtos, exposição produtos agrícola, debates técnicos e muito mais.

“Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos, com o adiamento da festa em uma semana, prevista para ocorrer de 30 de maio a 03 de junho, foi um grande evento. Foi uma decisão difícil, mas o apoio e suporte de toda a diretoria da ACEL foram extraordinários. Foi a melhor decisão tomada, pois sempre que pensamos com o coração, no coletivo, o resultado é recompensador. O evento foi sucesso de público e, principalmente, do exercício do trabalho voluntário, da resiliência e do respeito ao próximo”, avalia o coordenador da Expo Japão, Luciano Matsumoto.

Matsumoto ressaltou a confiança de mais de 30 empresas que patrocinaram o evento, além de dez instituições como o Consulado Geral do Japão, Ministério da Cultura, Iapar, Emater, entre outras.

Promovida pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), a Expo Japão contou com atrações tradicionais e contemporâneas, como a Cerimônia do Chá, Taikôs (tambores japoneses), Bon-Odori (dança tradicional), Ikebana (arranjos florais), Bonsais (árvores em miniatura), Artes Marciais, Matsuri Dance, Cosplay, entre outros.

Japão que inspira

Neste ano, a Expo Japão promoveu dois concursos de redação em parceria com a rede municipal de ensino com o tema: “Japão que inspira”. Foram produzidos 4.200 textos e as dez melhores redações foram premiadas. Na rede privada, a proposta junto às escolas Escola Megumi e a Escola Modelo da Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná, foi produzir um texto na língua japonesa com o tema: Os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Bom público

Na área comercial, o bom público durante os quatro dias de festa animou os expositores. Ricardo Camargo, da loja Divano Semijoias, disse que a festa foi boa: ‘‘O público está maior que nos outros anos e acreditamos que mantivemos nossas vendas em relação ao ano passado.’’

A vendedora Sonia Kotamo, da loja Liberdade Shop, especializada em doces e salgados industrializados típicos do Japão, conta que está participando da Expo Japão pela primeira vez e aprovou a experiência. “A experiência foi boa. Como é nossa primeira vez, estamos testando produtos para ver o que o público mais aprecia. Achamos que as vendas foram boas e queremos voltar no próximo ano.’’

A Expo Japão 2018 é promovida pela ACEL e uma realização do Ministério da Cultura. Conta com o apoio institucional do Consulado Geral do Japão em Curitiba, Governo do Paraná, Prefeitura Municipal de Londrina, Iapar, Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Londrina Convention Bureau e Emater.

Emilia Miyazaki/Asimp

#JornalUnião

Foto: Pedro Matsuo

Foto: Pedro Matsuo

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.