Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

São esperadas cerca de 30 mil pessoas, nos quatro dias de festa; público encontrará diversas atrações, voltadas para todas as idades

A Expo Japão 2018, um dos maiores e tradicionais eventos do calendário de Londrina, começará nesta quinta-feira (7), iniciando as comemorações dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Até domingo (10), nos quatro dias de festa a expectativa é reunir cerca de 30 mil pessoas, que poderão desfrutar de diversas atrações. Arte, cultura, gastronomia oriental, esportes, produtos agrícola e debates técnicos estão na programação do evento, que acontecerá na Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), localizada na Estrada do Limoeiro. A programação completa do evento está disponível em   www.expojapao.com.br.

Mais de 5 mil metros quadrados de estrutura serão montados para oferecer uma variedade de atrações, como a Cerimônia do Chá, o batuque dos Taikôs (tambores japoneses), Bon-Odori (dança tradicional), Yosakoi Soran (dança contemporânea), Ikebana (arranjos florais), Bonsais (árvores em miniatura), Artes Marciais, Matsuri Dance, Cosplay, entre outros. Os ingressos custam R$ 9,00 (inteira) e R$ 4,50 (meia-entrada). Crianças até 4 anos e adultos acima de 65 anos têm entrada franca.

O público poderá presenciar ainda apresentações variadas de mais de 40 grupos artísticos e culturais, além de desfrutar de uma Praça de Alimentação, com capacidade para mais receber mais de 2 mil pessoas, com oito restaurantes que apresentarão o melhor da gastronomia japonesa, além de food trucks, cafeteria e doceria.

Durante a Expo Japão, na sexta-feira (8), também será realizada a premiação do concurso cultural “O Japão que Inspira”, que envolve a participação de alunos de 4º e 5º ano da Rede Municipal de Ensino. A entrega dos prêmios aos 10 vencedores irá ocorrer a partir das 17 horas. O objetivo da ação é inspirar, estimular e sensibilizar as crianças a conhecerem mais sobre o Japão.

O evento contará também com duas atividades gratuitas voltadas a idosos e estudantes: O Encontro da Terceira idade, onde os idosos poderão participar de ginástica, gincana e apresentações culturais, e, para os estudantes das escolas municipais, será realizada a Tarde Cultural, a qual proporcionará atividades e oficinas sobre esportes, cultura e valores da comunidade japonesa.

Também haverá a 57ª Edição da Exposição Agrícola da ACEL, uma mostra dos principais produtos cultivados pelos pequenos produtores nipo-brasileiros da região de Londrina. O VII Simpósio Agroinovatec acontecerá simultaneamente, na quinta-feira (7), das 13h às 7 horas, com objetivo de discutir a agricultura digital de precisão, compactação de solo na produtividade e a integração lavoura-pecuária-floresta para minis.

O evento conta com patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Londrina, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Governo do Paraná, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Londrina Convention Bureau e Emater.

Dayane Albuquerque/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.