Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No período de 3 a 29 de março, estará no Espaço Cultural Ceddo (Rua Pernambuco, 725 - Londrina, PR - Fone: 3321-4114) a exposição "TEXTOS & TEXTURAS", da artista plástica Elenz Saviani. Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h, com entrada franca.

Elenice Ziroldo Costa Saviani (Jacarezinho, PR, 09/04/61) ou simplesmente Elenz Saviani , londrinense de coração, professora de literatura e língua portuguesa, poeta, pedagoga, psicopedagoga, neuropsicopedagoga, artista plástica, muralista,  calígrafa e desenhista.  

A arte sempre fez parte de sua vida; ficou “adormecida” por um tempo, mas nunca entrou no estágio REM!  Desde a infância, ElenZ gostou de desenhar e pintar, sempre incentivada pelo pai, matemático e admirador de Escher (1898-1972), porém a vida profissional e doméstica a fez adiar o sonho de se dedicar à pintura e ao desenho. Fez vários cursos de desenho artístico, grafite e realista, aquarela, giz pastel, pintura acrílica e com lápis de cor, de história da Arte.

Durante sua vida profissional (foram 37 anos dedicados ao magistério), nos poucos momentos de descanso,desenhava e estudava a vida e obra dos grandes mestres da pintura e os períodos da História da Arte, entretanto não tinha com quem dividir seu gosto e interesse. Pintava, desenhava e estudava por prazer e fuga e o faz até hoje.

Quando a vida lhe impôs duras provações foi na Arte que encontrou apoio e consolo. Fez cursos e mais cursos de Desenho e Pintura, sempre em acrílica, pois tem alergia à tinta a óleo.

O seu estilo próprio de trabalhar com texturas faz com que sua produção seja diferenciada e criativa. Usa todo tipo de material em suas obras: barbante, areia, sementes, palitos, sagu, casca de lápis, papel... o que sua imaginação e inspiração aprouverem. O acabamento é feito com verniz.

Amante das Literaturas Brasileira e Francesa, enquanto trabalha em uma tela pensa em um poema, uma quadrinha para “explicar” o resultado, para concretizar algo tão abstrato quanto a poesia. Daí surgiu a Exposição: Textos e Texturas.

“Quando começo uma tela não sei o que vai sair! Imagino algo e o resultado é completamente diferente”. 

Admirao trabalho de Picasso (1881-1973), Wassily Kandinsky (1866-1944) e Franz Marc (1880-1916), pois vê a arte como expressão dos sentimentos e não meramente uma cópia da realidade.  – “Posso me expressar apenas rabiscando formas e linhas; não preciso representar nada que já existe".

Sua Arte Abstrata reúne produções bastante diversas, que vão desde desenhos não figurativos até telas executadas a partir de composições geométricas.A intenção das obras abstratas é evidenciar formas, cores e texturas, revelando elementos não reconhecíveis e estimulando uma leitura de mundo a partir de um tipo de arte não objetiva.

Em 2017, junto com algumas amigas, criou o grupo Mabeljisam (@mabeljisam), unidas pela arte, para estudar a vida e as obras dos grandes mestres.

A exposição Textos e Texturasserá realizadano Espaço Cultural Ceddo, Rua Pernambuco, nº 725, de 03 a 29 de março, de 2ª a 6ª, das 8h às 12h e das 14h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Ao todo estarão expostas 40 obras.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.