Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A exposição fotográfica “Sentimentos e Sensações” mostra 50 fotos produzidas por idosos entre 62 e 76 anos, que retratam a natureza, lugares, pessoas e as mais diversas formas de luzes. O trabalho pode ser visto até o final do mês de julho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, localizado na rua Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes, região oeste de Londrina. De 3 a 13 de agosto, as fotos estarão expostas na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, na Avenida Rio de Janeiro, 413.

A exposição surgiu como resultado do curso de Arteterapia em Fotografia, oferecido pela Secretaria Municipal do Idoso em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizado entre 29 de abril e 19 de junho. Durante 15 encontros, uma turma de oito idosos do Centro de Convivência da Pessoa Idosa, da região oeste, aprendeu técnicas de fotografia, como enquadramento, flash, zoom, além de detalhes do uso das máquinas fotográficas usadas por eles.

A gerente de Articulação Comunitária, da Secretaria Municipal do Idoso, Maria Ângela Santini, disse que os encontros fotográficos proporcionaram uma experiência maravilhosa para os idosos. “Além resultar na exposição, os alunos decidiram montar um clube de fotografia no Centro de Convivência da Pessoa Idosa. A ideia inicial é que eles se reúnam para tirar fotos e socializá-las”, disse.

A fotógrafa Camila Siqueroli de Lima, orientadora da atividade e acadêmica de Artes Visuais da UEL, ressaltou que, através de estímulos sensoriais e de percepção, os alunos puderam se apropriar do mundo de maneira mais incisiva por meio da fotografia. “Neste período que passamos juntos, apreciamos momentos simples, e porque não dizer, agradáveis, com o prazer de registrar tudo em fotos”, afirmou.

Uma das alunas do curso, Kimiko Matsuo, 66 anos, disse que fotografar vai além das técnicas, pois, para ela, é preciso despertar a sensibilidade, a criatividade e os cinco sentidos. “Nestes 15 dias demos um pequeno passo para projetos maiores. Não pretendo ser fotógrafa profissional, mas melhorar o modo de fotografar”, disse.

Para Olinda Silva dos Santos, 71 anos, também participante do curso, a fotografia é mais do que escrever imagens com luz, é a arte de eternizar momentos e emoções, assim como a música que pode tornar-se atemporal. Olinda ressaltou também que, por causa da fotografia, começou a observar melhor a natureza e tudo a sua volta.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.