Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

 “Eu tenho natureza, arte e poesia, e se isso não for suficiente, o que é suficiente?”  (Van Gogh)

"Simplesmente Olhares" é a exposição que o grupo Mabeljisam apresenta no Espaço Cultural Ceddo (Rua Pernambuco, 725 - Londrina, PR), no período de 1 a 28 de junho.

O grupo Mabeljisam é formado por sete artistas plásticas: Adalgisa Lopes Da Silva, Ângela Cinda Alves, Cleusa Mara Carvalho, Elenice Ziroldo Costa Saviani, Helena Sayoko Yuhara, Maria Berenice Zarpellon e Neusa Maria De Carvalho.

Mabeljisam, grupo  formado em maio de 2017, por amigas unidas pelo amor à arte e o desejo de expressá-la .  Tendo por objetivo estudar e compreender os movimentos artísticos e os seus principais expoentes. O nome MABELJISAM é um acróstico em homenagem às fundadoras.

Para as “Mabeljisanas” a arte é tão importante quanto a vida! O que é preciso é sentir! É se deixar livre de pré-conceitos que silenciam os sentimentos. A arte é algo nítido, afinal ela está em todo lugar, faz parte de toda  cultura e história. Auxilia a comunicação, o  convívio, o crescimento humano e social. Ela é extremamente importante no desenvolvimento pessoal e de todo um povo, ela dá a todos uma nova visão de mundo, de sociedade e expande a criatividade.“A arte existe para que a realidade não nos destrua.”(Friedrich Nietzsche)

Os membros atuais são:

ADALGISA LOPES DA SILVA,(assina: Adalgisa Lopes),natural de Londrina, PR. Iniciou sua carreira ainda na infância, desenvolvendo técnicas variadas e a partir de 1994 começa a compartilhá-las em seu próprio ateliê, guiando seus alunos na descoberta do mundo pictórico. Apaixonada por ensinar, não se limita a um estilo. Utiliza muitas técnicas, desde o hiper-realismo até ao abstrato. Ao longo de sua carreira participou de diversas exposições.

ÂNGELA CINDA ALVES,natural de Londrina, PR. Graduada em Educação Artística pela FEART. Cursa Desenho e Pintura a óleo e em tecido. Aprecia artesanato e pratica dança do ventre.

CLEUZA MARA CARVALHO, (assina: Mara Carvalho) - natural de Arapongas, PR. Bacharel em desenho, com ênfase em Computação gráfica e licenciada em Artes, pela UNOPAR, com especialização em pintura e desenho artístico. Com atuação na área educacional, voltada sempre para as artes, destacando-se as técnicas de pintura a óleo e acrílica e sobre tela, desenho artístico, pastel, e aquarela, calígrafa, artista de Hand Lettering , Bullet Journal. “Que nada me tire o poder de criar. É só o que peço. O resto eu agradeço larga e profundamente.”(Marla de Queiroz)

ELENICE ZIROLDO COSTA SAVIANI (Jacarezinho, PR) ou simplesmente ELENZ SAVIANI , londrinense de coração, professora de literatura e língua portuguesa, poeta, pedagoga, psicopedagoga, neuropsicopedagoga, artista plástica, muralista,  calígrafa e desenhista.   Fez vários cursos de desenho artístico, grafite e realista, aquarela, giz pastel, pintura acrílica e com lápis de cor, de história da Arte.Quando a vida lhe impôs duras provações foi na Arte que encontrou apoio e consolo.“Quando começo uma tela não sei o que vai sair! Imagino algo e o resultado é completamente diferente”.

HELENA SAYOKO YUHARA, natural de  Assaí, PR, contadora, gerente financeira e professora de inglês. Sempre gostou de arte, desenho e pintura, mas um trauma bloqueava seu talento.  Em 2017, ao reencontrar a artista e amiga Mara Carvalho, resolveu cursar pintura  e o resultado foi a sua primeira tela: “A Avenida Paulista” , a partir daí decide cursar desenho e estudar História da Arte, ingressando no grupo Mabeljisam.

MARIA BERENICE ZARPELLON, natural de Irati, PR. Pedagoga e pós-graduada em Sociologia e História. Cursou pintura a óleo e acrílica por vários anos. Produziu várias telas com motivos  florais e naturezas-mortas. Admira vários estilos artísticos e tudo que reporta ao belo e à leveza. “A lei suprema da arte é a representação do belo.” (Leonardo da Vinci).

NEUSA MARIA DE CARVALHO (Neusa Bruno) natural de Arapongas, PR. Professora aposentada tem na arte seu hobby. Fez vários cursos de pintura a óleo em Foz do Iguaçu, Umuarama, Londrina e São Paulo. Professora de patchwork. Pintora de porcelana e artesã.

A Exposição  "Simplesmente Olhares" será  de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. A entrada é franca.

Yone Kotinda/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.