Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento traz à cidade o lendário Odin Teatret (Dinamarca) e promove programação comemorativa de quarta (11) a sexta (13), com maioria das atrações gratuitas

No próximo dia 10 de dezembro a cidade de Londrina completa 85 anos e quem ganha o presente é a população com a realização da etapa Extensão do 17º Festival de Dança de Londrina, que acontece de 11 a 13 de dezembro. A programação contempla dois grupos locais, leitura dramática com grupo nacional, além de workshop e demonstração de trabalho com o lendário Odin Teatret. Todas as apresentações seguem o tema “Potências Incendiárias”, que norteou a curadoria durante a primeira fase do Festival, realizada em outubro.

As apresentações ocorrerão em vários espaços, como Sesc Cadeião (R. Sergipe, 52), Centro Cultural Sesi/AML (R. Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130) e Concha Acústica (Praça Primeiro de Maio). Os ingressos já estão sendo vendidos a valores populares, a R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada), porém, a grande maioria das atrações será gratuita, com a retirada de ingressos pela internet. A programação completa e os ingressos estão disponíveis no site oficial www.festivaldedancadelondrina.art.br e pela Plataforma Sympla (www.sympla.com.br/festivaldedancadelondrina), respectivamente.

O evento é apresentado pelo Governo do Paraná e Copel, por meio PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado e Comunicação Social e Cultura), e tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). O festival é uma realização da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná), com apoio institucional da Funcart. A coordenação geral é de Danieli Pereira.

Programação

Quem abre a programação do Festival é o Bloco Bafo Quente (Londrina – PR), com o show gratuito “Agora Todo Mundo vai Dançar”, às 18 horas, no dia 11 de dezembro, na Concha Acústica. Nesta apresentação, o grupo composto por doze integrantes e conhecido pela potência de sua percussão, encerra a turnê 2019 e já prepara o espírito do folião para o carnaval 2020. Formado por ritmistas, vocalistas, contrabaixo, guitarra e cavaquinho, o Bloco sempre surpreende o público com um show contagiante em formação de escola de samba, cujos instrumentos misturam-se à guitarra, o contrabaixo e o cavaquinho na recriação de canções brasileiras.

Na sequência, a atriz londrinense Camila Fontes, do grupo TOU Teatro (Londrina – PR), apresenta o espetáculo-homenagem “Sobre Letras e Gritos para Salvar o Mundo”, às 20 horas, no Sesc Cadeião. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos deve ser feita pela Plataforma Sympla. Nesta montagem solo, a atriz aposta num processo artístico cujas origens são antigas e de forte relação afetiva, poética e política com Jardelina da Silva, a Jarda, como era carinhosamente chamada. O trabalho foi concebido a partir das memórias dos encontros, de 2000 a 2004, da atriz com as vozes e imagens desta brasileira, sergipana, figura muito conhecida no interior do Paraná.

Já no dia 12 de dezembro é vez do grupo Odin Teatret (Dinamarca) voltar à cidade, depois de seis anos, para realizar uma masterclass e um espetáculo. A masterclass “Princípios Criativos no Teatro e na Dança - Odin Teatret”, destinada a diretores, atores, coreógrafos e dançarinos, será às 10 horas, no Centro Cultural Sesi/AML, e vai abordar as diferenças e, sobretudo, semelhanças entre dança e teatro. Usando conceitos da Antropologia Teatral, a masterclass será conduzida pelos mestres Eugenio Barba e Julia Varley, que identificará esse núcleo de princípios comuns e os exemplificará com uma série de demonstrações práticas.

Logo na sequência, às 18 horas, também no Centro Cultural Sesi/ AML, a atriz Julia Varley apresenta “O Irmão Morto”, uma demonstração de trabalho que apresenta como se dá a construção dos espetáculos do grupo dirigido por Eugenio Barba. O trabalho percorre todas as fases que, a partir de um texto poético, conduzem à “poesia no espaço”. Apresenta, portanto, os diferentes momentos de um processo no qual interagem palavra, ator e diretor. Julia mostra os primeiros passos do ator, que se confronta com o aspecto mais elementar da própria tarefa – a criação da “presença” –, até seu ponto de chegada, quando o texto, por meio da forma e da precisão das ações, conquista ritmos e densidades de significados. Ainda na mesma noite, o público também poderá assistir ao filme “A Conquista da Diferença” (2012), com comentários de Eugenio Barba e Julia Varley, exibido pela primeira vez em Londrina.

Para fechar a programação do Festival, será apresentada a Leitura Dramática do texto “Homens que caem” (Des hommes qui tombent), da autora francesa Marion Aubert e com tradução e direção de Renato Forin Jr., às 18 horas, no Sesc Cadeião Cultural. A entrada é gratuita e ingressos devem ser retirados pela Plataforma Sympla. O texto em questão parte do romance “Nossa Senhora das Flores”, obra-prima do escritor maldito Jean Genet, publicado pela primeira vez em 1943. Atores da Cia Indeterminada (Porto Alegre – RS) darão vida à dramaturgia, que mostra as angústias, os desejos, a marginalização e os preconceitos do universo LGBTQ+ explorado pelo autor francês, questões ainda presentes e que ganham atualidade a partir da intolerância contemporânea. Após a leitura, acontece o lançamento do livro.

A leitura dramática faz parte do projeto de intercâmbio e internacionalização “A Nova Dramaturgia Francesa e Brasileira”, do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, La Comédie de Saint-Étienne, Instituto Francês e Embaixada da França no Brasil. A iniciativa bilateral iniciou em 2019 com oito textos de autores franceses contemporâneos que foram traduzidos por diretores-autores brasileiros. Publicadas pela Editora Cobogó, as obras foram encenadas em leituras dramatizadas por grupos e artistas locais com a presença do autor francês em festivais que compõem o Núcleo. Já na segunda etapa, em 2020, autores brasileiros terão seus trabalhos traduzidos, publicados e encenados na França, no Théâtre National de La Colline, em Paris, no Festival Actoral, em Marselha, e na Comédie de Saint-Étienne. “Homens que Caem” foi apresentada no Porto Alegre em Cena e será reexibida no Festival de Dança de Londrina.

Renato Forin Jr./Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Bloco Bafo Quente 2019 - foto de André Trigueiro
Homens que caem (Foto de Iassanã Martins)
Sobre letras e gritos para salvar o mundo (foto de Renato Domingos)

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.