Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta quinta-feira (2), o Festival de Dança começa ao meio-dia, no coração de Londrina. Dos últimos andares do Edifício Julio Fuganti, os saltos acrobáticos de cinco bailarinas anunciam a temporada dedicada à arte do movimento. Trata-se da montagem Arranha Céu (Cia Base – SP), pré-abertura do evento. Ao longo de dez dias, dezoito espetáculos nacionais e locais apresentam-se nos palcos do Circo Funcart, da Usina Cultural, da Casa de Cultura e em espaços abertos. A proposta é subverter o cotidiano da cidade e celebrar o aniversário de Londrina a partir de uma perspectiva reflexiva. Este viés mostra-se na arte deste ano, que traz imagens feitas na construção do Teatro Municipal, localizado no Marco Zero de Londrina.

A programação, mais uma vez, evidencia três características que se tornaram marcas do Festival: o ecletismo de estilos, do clássico às manifestações tradicionais; a interface da dança com outras linguagens artísticas, e, por fim, a relevância da grade de oficinas na área das artes cênicas. “Buscamos uma programação homogênea e de qualidade, tanto na parte artística quanto na didática. Um festival precisa mobilizar tanto o público quanto os artistas locais, no sentido de trazer novos pensamentos, novas sensações, novos aprendizados e impulsos criativos. Só assim ele faz sentido”, opina Danieli Pereira, coordenadora geral do evento.

No dia 2, após a performance no Edifício Julio Fuganti, a abertura oficial acontece no Aterro do Lago Igapó, às 17 horas, com mais um espetáculo de dança aérea. Desta vez, as bailarinas da Cia Base dançam suspensas a mais de 20 metros, alçadas por um imenso balão. Outras atrações da grade chamam os londrinenses a espaços abertos, como o Calçadão, o Zerão e o palco situado às margens do Lago Igapó I, onde será realizada uma Tarde de Clássicos para fechar o Festival, no dia 11, com a presença da tradicional Companhia Brasileira de Ballet (Ourinhos-SP) e da Escola Municipal de Dança de Londrina.

“Nesta edição, praticamente metade das atrações são gratuitas e os outros espetáculos têm preços bem acessíveis – e não pretendemos aumentá-lo nos próximos anos. É missão do Festival promover o acesso às artes, permitir a celebração”, destaca Danieli. Os ingressos para os espetáculos fechados começam a ser vendidos na quarta-feira (1º out), com valor de R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada).

Afora o já citado balé clássico, outras modalidades de dança marcam presença na programação. Da linha contemporânea, são destaques “Ecos”, da Cia Fragmento de Dança (São Paulo), “Xapiri Xapiripë, lá onde a gente dançava sobre espelhos”, da Cia Oito Nova Dança (São Paulo), “Sobre Sujeitos, Objetos e Afetos”, da desCompanhia de Dança (Curitiba) e “Quanto Tempo o Tempo Tem?”, do Ballet Nara Dutra/Cia Erastos (Maringá).

As manifestações tradicionais terão dois representantes de peso: a dança indiana de “3D-Tridevi”, da Odissi Dans (Atibaia), e a espanhola de “Puntales”, que une a Cia Michel Cássin de Dança Flamenca (Londrina) e o Grupo Flamenco Ballet Regina Mundi (Maringá). De Londrina, o Grupo de Bumba Meu Boi Estrela da Vila traz a potência da cultura popular brasileira em “Toadas de Bumba Meu Boi”.

Dentre as montagens que exploram o diálogo da dança com o teatro, a literatura e a performance, um destaque é “Estrelas”, co-produção Brasil-Dinamarca de Marilyn Nunes e Nordisk Teaterlaboratorium. O espetáculo, inspirado no romance “A Hora da Estrela” e em entrevistas de Clarice Lispector, tem direção de Julia Varley, atriz do cinquentenário Odin Teatret. O grupo europeu foi a grande atração do Festival 2013.

Outra montagem que pega carona na literatura é “Cá Entre Nós”, de Jussara Miller (Campinas-SP), baseada nas palavras da mineira Adélia Prado. “Inaptos? A que se destinam”, do Teatro Autônomo (Rio de Janeiro), e o infantil “Expresso Caracol”, da Cia dos Pés, tangenciam a linguagem do clown.

O Festival também promove este ano a tradicional mostra “Dança Londrina”, que reúne números e coreografias de artistas locais – muitos deles com grande visibilidade em competitivas nacionais e internacionais. O “Dança Londrina” remonta as “Tardes de Danças”, que originaram o evento há mais de uma década.

A companhia oficial da cidade, que marca presença em todas as edições do Festival, terá uma participação mais que especial em 2014. O Ballet escolheu as construções do Teatro Municipal como palco para a estreia de seu novo espetáculo (de nome ainda indefinido), que está em montagem desde o final de 2013. As apresentações serão extensões do Festival de Dança nos dias 9 e 10 de dezembro – datas exatas em que a companhia e a cidade completam, respectivamente, 21 e 80 anos.

“Vamos começar a utilizar este espaço, que já é fantástico, que já é um orgulho. Mas precisamos torná-lo parte do repertório afetivo dos londrinenses e nos mobilizar para o andamento da construção e para a conclusão”, destaca Leonardo Ramos, presidente de honra do Festival e diretor do Ballet. Segundo ele, “em Londrina, a cultura tem alma, mas não tem corpo”, referindo-se à ausência de equipamentos cênicos adequados após o incêndio no Teatro Ouro Verde.

A bilheteria do Festival de Dança 2014 será aberta amanhã (1º out.) em dois pontos de venda: Na Secretaria da Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380), onde funcionará de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, e aos sábados, a partir das 13h30. Na Loja Shop Ballet (Rua Pio XII, 64 – loja 3), a bilheteria abre de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 horas ao meio-dia.

Paralelamente à grade de espetáculos, o Festival oferece a estudantes e profissionais das artes cênicas uma variada gama de atividades formativas. Elas propiciam o aperfeiçoamento de dançarinos, atores e performers, além de fomentar reflexões e intercâmbios com artistas de renome na área.

Este ano, o evento traz oito oficinas: Balé Clássico, com Toshie Kobayashi (SP); Criação do Gesto, com Suely Machado (MG); Jazz, com Jhean Allex (SP); Dramaturgia na Dança, com Valéria Cano Bravi (SP); MAE – Mandala de Energia Corporal, com Maura Baiocchi (SP); Danças Brasileiras, com Marina Abib (SP); Dança Indiana, com Andrea Albergaria (SP) e Dança Flamenca, com Michel Cássin (PR).

Os conteúdos e a ficha de inscrição já estão disponíveis no site www.festivaldedancadelondrina.art.br. Inscrições continuam abertas até o início do Festival.

O Festival de Dança de Londrina é uma realização da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná). Apoio institucional: Funcart. Patrocínio: Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e Royal Plaza Shopping. Apoio: Loja Shop Ballet; Só Dança; Pastel Mel; Rádio UEL; Produtora MK; Usina Cultural; Midiograf e Bar Valentino. 

Assessoria de Imprensa

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Obra em progresso: bailarinos do Ballet de Londrina dançam sobre a terra vermelha nas construções do Teatro Municipal, Marco Zero da cidade. Fotos ilustram a arte do Festival 2014|Fotos: Fábio
Obra em progresso: bailarinos do Ballet de Londrina dançam sobre a terra vermelha nas construções do Teatro Municipal, Marco Zero da cidade. Fotos ilustram a arte do Festival 2014|Fotos: Fábio
Obra em progresso: bailarinos do Ballet de Londrina dançam sobre a terra vermelha nas construções do Teatro Municipal, Marco Zero da cidade. Fotos ilustram a arte do Festival 2014|Fotos: Fábio

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.