Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O tema deste ano é Música, Educação e Diversidade Cultural; festival prossegue até o dia 25 de julho

A 35º edição do Festival de Música de Londrina (FML) começou ontem, dia 10, e vai até o dia 25 de julho. A solenidade e concerto oficial de abertura serão na segunda-feira (13), no Teatro Marista (Rua Christiano Machado, 240), às 20h30, com a Orquestra Sinfônica do Festival formada por 55 jovens bolsistas de projetos sociais do país sob a regência do maestro espanhol Josep Caballé Domenech. O concerto terá como solistas, o violonista Yamandú Costa e o pianista cubano, Leonel Morales.

O tema deste ano é Música, Educação e Diversidade Cultural. “Em sua 35ª edição o FML além de ser o Festival de Todas as Músicas também desenvolverá um trabalho socioeducativo musical de significativo impacto”, enfatiza o diretor artístico do evento, o pianista londrinense, Marco Antonio de Almeida. Com um novo formato estrutural este ano, o festival traz ainda na coordenação do evento a diretora pedagógica, Magali Kleber e diretora executiva Lilian de Almeida.

A abertura popular do evento será no domingo (12), no anfiteatro do Zerão. O tradicional Concerto Azul CAIXA, com início às 16h30, movimentará o espaço, primeiro com a batucada do Grupo de Referência de Percussão do Projeto Guri de Ourinhos (SP), depois com a Banda Sinfônica do Exército Brasileiro tendo como regente o maestro Eduardo Pereira.

A banda executará a “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro" de L. M. Gottschalk e o solista será o pianista Marco Antonio de Almeida. A coordenação do evento informa que caso esteja chovendo, o concerto será transferido para a Catedral Metropolitana de Londrina.

Programação artística

O calçadão central ainda recebe hoje, (11), às 23h as meninas da Banda Honey Bee e domingo a partir das 21h30 tem o show de Ella Fiora & Studebaker`s.

O Dia Mundial do Rock será comemorado na Concha Acústica, hoje (11), a partir das 16h, com diversas bandas sob a batuta de Paulão Rock and Roll. E a noite, às 20h no Sesc Cadeião Cultural tem Noite de Choro, com o Grupo de Choro de Londrina. No Teatro Crystal Palace, o cubano Leonel Morales faz um recital de piano às 20h30.

Nesta edição cerca de 60 eventos serão distribuídos pelo Teatro Marista (Rua Christiano Machado, 240), Catedral Metropolitana de Londrina, Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413), Teatro Crystal (Rua Quintino Bocaiúva,15), Bar Valentino (Av. Faria Lima, 486), Sesc Cadeião Cultural (Rua Sergipe, 52), SESI/AML (Praça primeiro de maio, 130), além do novo auditório da Unimed, calçadão central da cidade, Concha Acústica, Zerão, hospitais, ônibus, empresas, entre outros.

A 35ª edição também vai para seis cidades da região, no “Música na Região”. São elas: Astorga, Apucarana, Cornélio Procópio, Jandaia do Sul, Nova América da Colina e Sertanópolis. Os concertos, datas e horários da programação estão disponíveis no site do festival – www.fml.com.br .

Grade Pedagógica

O Festival é reconhecido nacionalmente e a grade pedagógica de qualidade, une teoria e prática fazendo composição com a programação artística do evento. Este ano são 48 professores ministrando 59 cursos em todas as áreas.

No domingo, 12, cerca de 847 alunos do Paraná e de vários estados brasileiros serão recepcionados no Colégio Mães de Deus, QG do evento, (rua Pará, s/nº - em frente ao Bosque), quando receberão informações, material didático e farão os testes classificatórios, para o início das aulas, na segunda, 13, às 8h30. Só em inscrições em cursos o festival recebeu 1.485. Além do Colégio, as aulas também acontecerão no Sesc (Rua Fernando de Noronha, 264); Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Rua Belo Horizonte, 1236); SESI-AML (Praça Primeiro de Maio, 130); Escola Arthur Thomaz (Rua Goiás, 544) e Divisão de Música da UEL (Rua Tupi, 210).

Assinatura

O Festival de Música de Londrina é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.

Patrocínio

BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.

Apoio Cultural

SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.