Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Realização do FILO está confirmada para junho; comissão organizadora lançou nesta quinta-feira (30) formulário para receber novos trabalhos

No ano em que completa 54 anos de criação, o Festival Internacional de Londrina (FILO) retorna para ocupar a cidade e celebrar com o público a arte e o reencontro. Está confirmada a realização do evento ainda no primeiro semestre de 2022, retornando também ao tradicional calendário do FILO no mês de junho, entre os dias 15 e 26.

Para marcar a retomada, a Comissão Organizadora do FILO lançou ontem (30), no mês de aniversário de Londrina, um banco de propostas para companhias e artistas de Londrina, outras cidades brasileiras e do exterior que queiram compartilhar seus trabalhos. Este banco integrará o processo de curadoria do Festival, junto a materiais recebidos em outras edições e também a companhias convidadas. O formulário está disponível no site www.filo.art.br.

E nesta edição, o Festival conta com nova parceria: a Associação dos Profissionais de Arte de Londrina (ASPA) se junta aos realizadores do projeto em 2022, ao lado da Casa de Cultura/Universidade Estadual de Londrina. Com patrocínio já garantido da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), a organização parte agora em busca de novos apoios e patrocínios da iniciativa privada e outros mecanismos de fomento federais e estaduais.

Retomada

O FILO volta a ocupar os palcos de Londrina após uma lacuna de dois anos sem edições presenciais, devido à pandemia de Covid-19. Também dá continuidade ao processo de reestruturação do Festival, iniciado em 2019, com o FILO 50+1.

“Retornar é essencial. Depois de tantas perdas, esperamos muito a hora das atividades presenciais. E estamos ansiosos pelo reencontro do Festival com a cidade e o público, com os artistas, técnicos, produtores e todos aqueles que fazem do FILO um momento único no teatro brasileiro”, destacou Alexandre Simioni, presidente da ASPA.

Luiz Bertipaglia, diretor do Festival e integrante da Comissão Organizadora, observa que a edição 2022 dará sequência aos debates realizados na última edição, em 2019, envolvendo artistas, curadores e produtores em torno da relação entre o FILO e a cidade. “Vamos aprofundar esta conversa e fazer um festival plural”, citou.

Para o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, o Festival Internacional de Londrina é um evento estruturante, que impacta em todo o fazer cultural da cidade e faz de Londrina um dos epicentros do teatro na América Latina. “É uma grande notícia para fechar o ano e nos animar para os grandes desafios que nos esperam em 2022. É muito bom saber que o FILO está voltando e está voltando com toda a garra, com novos parceiros, apoio da comunidade e consciente de sua importância para a cidade”, comentou.

Patrocínio:  Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal de Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)

Realização: Universidade Estadual de Londrina e ASPA – Associação dos Profissionais de Arte de Londrina, em parceria com a Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná.

Ascom/FILO

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.