Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programação começa hoje (2)  e conta com exibição de filmes, oficinas e debates com diretores

O festival de cinema mais tradicional do Paraná começa nesta segunda-feira (2), em Londrina, oferecendo aos amantes da sétima arte uma maratona cinematográfica. O Festival Kinoarte chega à sua 21ª edição trazendo a exibição de filmes de longa-metragem inéditos na cidade, projeção de curtas-metragens de animação para alunos da rede pública, realização de seis oficinas com profissionais da área, além de debates com diretores.

O Festival Kinoarte é uma vitrine do cinema contemporâneo e sempre atrai a atenção de cineastas de todos os cantos do país e do público apaixonado por cinema. Os filmes são destaques no cenário cinematográfico e serão exibidos no Cine Com-Tour UEL. Os ingressos custam R$ 10 a inteira e R$ 5 o meio ingresso. O evento está dividido em duas fases: nesta primeira, as atividades vão até o dia 19 de dezembro, sendo que a segunda etapa será realizada em março de 2020, com as tradicionaismotras competitivas de curtas-metragens.

O evento é produzido pela Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina), pela produtora Leste BR e tem o patrocínio do Governo Federal através do Ministério da Cidadania, da Secretaria Especial de Cultura, do Fundo Setorial do Audiovisual e da Ancine, com apoio cultural da Casa de Cultura da UEL, da Rádio UEL FM, Viação Garcia e Brasil Sul, Supermercados Viscardi, Refriko e RPC. “A proposta é trazer todos os anos grandes filmes nacionais e internacionais que não chegaram ao circuito exibidor local e também realizar ações de mercado, como oficinas e pitchings – encontros com as distribuidoras de filmes, previstas para a próxima fase em março”, explica Bruno Gehring, um dos organizadores do evento.

Kinocidadão

Além de promover a arte e a criação, o Festival Kinoarte também beneficia os estudantes de escolas públicas de Londrina e região, que vão ter a oportunidade de assistir, de graça, a uma coletânea de curtas-metragens de animação. É a Sessão Kinocidadão, que exibirá filmes de segunda-feira (2) até sexta-feira (6), em dois horários: às 13h30h e as 15h30, no Cine Com-Tour. A previsão é de que o projeto atenda cerca de 2mil crianças nesta edição do Festival.

Oficinas

O Festival Kinoarte de Cinema programou seis oficinas dirigidas ao público ávido pela produção e realização de cinema: Gestão de Planejamento de Produção, com Angelisa Stein; Roteiro de Obra Infanto-juvenil, com Natalia Piserni; Direito e Legislação, com Petrus Barreto; Roteiro de Obra Seriada, ministrada por Rodrigo Batista; Roteiro de Games, com João Beraldo; e a oficina Roteiro de Longa Metragem, com Eliane Caffé. As oficinas ocorrem no Hotel Crystal e começam no sábado (7).

Longa-metragem

A 21ª edição do Festival Kinoarte de Cinema será aberta oficialmente na segunda-feira (2), às 19h, no Cine Com-Tour, com a exibição do filme “A Terra Negra dos Kawa”, de Sergio Andrade. Em seguida, às 21h, haverá a projeção do filme “Música Para Ninar Dinossauros”, do artista e produtor londrinense Mario Bortolotto, radicado atualmente em São Paulo. Logo após a sessão, haverá um debate com o diretor. A programação completa e mais informações podem ser encontradas no site kinoarte.org. Confira a seguir a programação, as sinopses dos filmes e as oficinas.

Programação Completa

Segunda (02/12) - Cine Com Tour

Sessão 19h

Filme: A Terra Negra dos Kawa, de Sergio Andrade

Na região rural do Amazonas, próxima a Manaus, os anciãos Uçana e Turyná são os principais responsáveis pelo comando das principais terras locais. Pertencentes à etnia Kawa, eles tornam-se motivo de interesse para cientistas escavadores que descobrem grandes poderes energéticos e sensoriais naquelas que são chamadas de "terras pretas".

Sessão 21h

Filme: Musica Para Ninar Dinossauros, de Mario Bortolotto (haverá debate com o diretor após a sessão)

Três amigos afundados em drogas, sexo, rock´n´roll e uma nostalgia que marcou uma geração.

Terça (03/12) - Cine Com Tour

Sessão 19h

Filme: Chão, de Camila Freitas

Enquanto o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza protestos e movimentações para pressionar o governo a aprovar uma reforma agrária que redistribuirá o território de uma usina prestes a falir, um grupo de conservadores ligados a latifundiários luta para acabar com as manifestações dos ocupantes.

Sessão 21h

Filme: Guerra de Algodão, de Claudio Marques e Marília Hughes

Dora é uma adolescente criada na Alemanha que volta ao Brasil contra sua vontade. Quando ela passa a morar com sua misteriosa avó em Salvador, Dora começa a descobrir a história por trás das mulheres de sua família.

Quarta (04/12) - Cine Com Tour

Sessão 19h

Filme: Relatos do Front, de Renato Martins

Enquanto o Rio de Janeiro vive um de seus momentos mais difíceis em relação à segurança pública, aqueles que convivem diariamente com a violência e o medo da morte fazem de tudo para que consigam sobreviver mais um dia. 

Sessão 21h

Filme: Pacarrete, de Alain Deberton

Maria Araújo Lima, mais conhecida como Pacarrete, nascida e criada em Russas, deixou quando nova a pequena cidade do interior do Ceará para perseguir seu sonho de ser bailarina na capital. Muitos anos se passaram, e agora está de volta. Quando o vilarejo programa uma grande festa para comemorar o aniversário, ela vê ali sua grande chance de voltar aos palcos.

Quinta (05/12) - Cine Com Tour

Sessão 19h

Filme: Um Filme de Verão, de Jô Serfaty

Habitantes da carente comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, durante os meses mais quentes do ano, quatro jovens vivem suas rotinas e buscam realizar seus maiores sonhos enquanto tentam conciliar as aspirações pessoais com os problemas, que vão desde crises adolescentes até o perigo constante de certos locais precários próximos de suas casas.

Sessão 21h

Filme: Breve Miragem de Sol, de Eryk Rocha

Lutando para conseguir dinheiro suficiente para pagar a pensão do filho de 10 anos, Paulo trabalha exaustivamente e, nessa jornada noturna, sempre encontra novos rostos que o ajudam a enfrentar a solidão. Entre essas pessoas, está Karina, uma enfermeira que traz a paz e o amor de volta para sua vida.

Sexta (06/12) - Cine Com Tour

Sessão Especial Grafatório  17h30

Filme: Só Tenho um Norte. de Alexandre Veras, Demétrio Panarotto, Manoel Ricardo de Lima e Júlia Studart (haverá debate após a sessão com a convidada especial Júlia Studart)

Um filme sobre Cleber Teixeira e sua editora. Filmado em dezembro de 2006 na oficina da editora Noa-Noa em Florianópolis.

Sessão 19h

Filme: A Jangada de Welles, de Petrus Cariry e Firino Holanda

O jangadeiro Manuel Jacaré foi tragado pelo mar quando Orson Welles filmava It`sAllTrue, em 1942. O fato evoca memórias da ditadura do Estado Novo, da Segunda Guerra, da luta de pescadores cearenses por direitos trabalhistas e por moradia no seu espaço tradicional —alvo de especulação imobiliária.

Sessão 21h

Filme: O Jovem Ahmed, de Jean-Pierre e Luc Dardenne

Ahmed é um menino muçulmano de 13 anos de idade que vive na Bélgica. Seguindo as palavras de um imã local, e inspirado nos passos do primo extremista, ele começa a rejeitar a autoridade da mãe e da professora. Quando se convence de que a professora é uma pecadora por ministrar um curso de árabe sem utilizar o Corão, Ahmed decide matá-la para impressionar os líderes religiosos e agradar a Alá. Depois do ato, o adolescente precisa lidar com as consequências.

Sábado (07/12) - Cine Com Tour

Sessão 17h

Filme: À Margem do Concreto, de Evaldo Mocarzel

O filme acompanha a atuação de várias lideranças que promovem atos de ocupação na região central de São Paulo e que estão fazendo justiça social com as próprias mãos, conquistando a tão sonhada moradia para uma população miserável que não suporta mais viver em albergues e cortiços.

Sessão 19h

Filme: O Paraíso Deve Ser Aqui, de Elia Suleiman

Elia Suleiman deixa sua terra natal da Palestina e viaja pelo mundo apenas para encontrar, por onde ele passa, os mesmos problemas que encontrava lá. De Paris à Nova York, por onde suas viagens o levam, ele encontra problemas com a polícia, racismo, controle de imigração. Tentando deixar sua nacionalidade para trás, mas sempre sendo lembrado dela, ele questiona o significado de identidade e o lugar que se pode chamar de lar.

Sessão 21h

Filme: Alice Júnior, de Gil Baroni (haverá debate com o diretor após a sessão)

Na nova escola, Alice enfrenta preconceitos ao se deparar com uma sociedade mais retrógrada do que estava acostumada. O desejo da menina é dar seu primeiro beijo mas, antes de tudo, quer o direito de ser quem ela é.

Domingo (08/12) - Cine Com Tour

Sessão 15h

Bobo da Corte, de Luiz Rosemberg Filho

Enquanto um Bobo da Corte faz de tudo para agradar um rei alemão e sua esposa, um morador de um pequeno vilarejo ajuda um casal a caçar javalis.

Sessão 17h

Filme: O Corpo É Nosso

Documentário sobre a trajetória da liberação do corpo da mulher brasileira. Utilizando-se do docficção, o filme incorpora o drama do jornalista Marcos que, na sua pesquisa, faz uma descoberta impactante sobre seu passado. Ao assistir as entrevistas e o material deste filme, em um exercício de metalinguagem, ele faz uma autorreflexão sobre o racismo e o machismo impregnados nele e na sociedade. O filme mescla entrevistas, cenas ficcionais e imagens de arquivo que ilustram os fatores que contribuíram para esta liberação e propõe uma discussão sobre o feminismo através da desconstrução do masculino.

Sessão 19h

Filme: Meu Amigo Fela, de Joel Zito Araújo (pode haver debate com o diretor após a sessão - não confirmado)

No filme acompanhamos a complexidade da vida do músico nigeriano FelaKuti, desvendada através dos olhos e conversas de seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o africano-cubano Carlos Moore. 

Sessão 21h

Filme: Azougue Nazaré, de Tiago Melo (haverá debate com o diretor após a sessão)

O Carnaval, a maior festa brasileira, conhecida internacionalmente, mobiliza as populações de diversas cidades Brasil afora. Em uma cidade do interior, em meio aos canaviais, um grupo de pessoas vive suas vidas, suas tensões, seus desafios, seus sonhos e também rituais fantásticos à espera da chegada dos dias de festa.

Oficinas

A oficina de Gestão de Planejamento Cultural com Angelisa Stein acontece nos dias 7 e 8 de dezembro das 9h às 12h e das 14h às 17h no Hotel Crystal.

A oficina de Roteiro de Obra Infanto-Juvenil com Natalia Piserni acontece nos dias 9, 10, 11 e 12 de dezembro das 18h às 22h no Hotel Crystal.

A oficina de Direito Autoral e Legislação com Petrus Barretto acontece nos dias 11, 12 e 13 de dezembro das 19h às 22h no Hotel Crystal.

A oficina de Roteiro de Obra Seriada com Rodrigo Batista acontece nos dias 13 de dezembro das 18h às 22h e nos dias 14 e 15 de dezembro das 9h às 12h e das 14h às 17h no Hotel Crystal.

A oficina de Oficina de Roteiro de Games com João Marcelo Beraldo acontece nos dias 13 de dezembro das 18h às 22 e nos dias 14 e 15 de dezembro das 9h às 12h e das 14h às 17h no Hotel Crystal.

A oficina de Roteiro de Longa Metragem com a cineasta Eliane Caffé acontece nos dias 16, 17, 18 e 19 de dezembro das 18h às 22h no Hotel Crystal.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo email kinoarte@gmail.com

Emilia Miyazaki/Asimp

#JornalUnião

Chão

Guerra de Algodão

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.