Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Festival Internacional de Londrina anuncia espetáculos que serão apresentados em sua 47ª edição, que acontece de 14 a 30 de agosto

A organização do Festival Internacional de Londrina divulga as principais atrações da edição 2015, que acontecerá de 14 a 30 de agosto. São companhias e artistas do Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Portugal, França e Itália. Este ano, o FILO recebeu quase 700 inscrições enviadas de todo o Brasil e vários países.

Para a abertura do Festival no dia 14, no Teatro Marista, o diretor do FILO, Luiz Bertipaglia, confirmou o convite ao Armazém Cia de Teatro, grupo formado em Londrina e radicado no Rio de Janeiro há 17 anos. O público assistirá ao espetáculo “O Dia em que Sam Morreu” (texto de Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes), premiado no Brasil e nos festivais de Avignon (França) e Edimburgo (Escócia).

Sete companhias de outros países estão na programação deste ano: Circolando (Portugal), com o espetáculo “Paus e Pétalas”; Ramiro Cortez e Federico Fontán (Argentina), com “Los Cuerpos”; Vera Mantero (Portugal), com “Os Serrenhos do Caldeirão – Exercícios em Antropologia Ficcional”; Compagnie BAM (França), com "WillyGoodWood"; Teatro de Los Andes (Bolívia), com “Hamlet, de Los Andes”; a Compañía de Artes Escénicas Contemporáneas (Complot), da diretora Mariana Percovich (Uruguai), com “Algo de Ricardo”, e a companhia italiana Ricci/Forte, com “Macadamia Nut Brittle”.

Em 2015, o FILO terá em sua programação a Mostra Petrobras, com quatro destaques da cena brasileira e que têm uma trajetória marcante no teatro de grupo.  Dentro da Mostra, além do Armazém, o público do Festival verá “Histórias de Família”, do Amok Teatro (RJ), grupo criado em 1998; “Os Gigantes da Montanha”, do Grupo Galpão, que comemora 33 anos de história, e “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, do Giramundo (MG), um dos mais importantes grupos de teatro de bonecos do país, com 45 anos de trajetória. Todos os espetáculos desta Mostra são projetos patrocinados pela Petrobras.

A comissão de curadoria do Festival - composta por Luiz Bertipaglia, Paulo Braz (coordenador do FILO) e as professoras do curso de Artes Cênicas da UEL Thaís D’Abronzo e Laura Franchi - selecionou ainda espetáculos de teatro, dança e circo vindos de Fortaleza (CE), São Paulo, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Itajaí e Florianópolis (SC), além de grupos locais (ver listagem completa abaixo).

Para a Mostra Londrina foram selecionados 10 trabalhos, incluindo montagens independentes de grupos e artistas locais e também do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina e da Escola Municipal de Teatro.

A programação completa do Festival, locais de apresentação, venda de ingressos, inscrições para atividades formativas serão informadas em breve no site www.filo.art.br e também no material gráfico do Festival.

O FILO é apresentado pela PETROBRAS e promovido pela Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina.

Atrações Filo 2015

Internacionais

“Macadamia Nut Brittle” - Ricci/Forte (Itália)
“Paus e Pétalas” - Circolando (Portugal)
“Los Cuerpos” - Ramiro Cortez e Federico Fontán (Argentina)
"Os Serrenhos do Caldeirão – Exercícios em Antropologia Ficcional” - Vera Mantero (Portugal)
"WillyGoodWood" - Compagnie BAM (França)
“Algo de Ricardo” - Compañía de Artes Escénicas Contemporáneas - Complot (Uruguai)
"Hamlet, de Los Andes" - Teatro de Los Andes (Bolívia)

Mostra Nacional

“O Dia em que Sam Morreu” - Armazém Cia. de Teatro (RJ)
“Os Gigantes da Montanha” - Grupo Galpão (MG)
“Histórias de Família” - Amok Teatro (RJ)
"Salina" (A Última Vértebra) - Amok Teatro (RJ)
“Aventuras de Alice no País das Maravilhas” - Giramundo (MG)
“A Condessa e o Bandoleiro” - Barracão Cultural (SP)
“Dona Bilica – Naquele Tempo” - Pé de Vento Teatro (SC)
“Diga que você está de acordo! - MÁQUINAFATZER” - Teatro Máquina (CE)
“Era Uma Vez um Rei”  - Pombas Urbanas (SP)
“Fausto” - Cia São Jorge de Variedades (SP)
“Kassandra” - Cia La Vaca (SC)
"MUNDOMUDO" - Cia Azul Celeste (SP)
"O Maior Menor Espetáculo do Mundo" - Centro Teatral e Etc e Tal (RJ)
“OE” - Eduardo Okamoto (SP)
"O Som das Coisas" - Catibrum Teatro de Bonecos (MG)
“Saltimbembe mambembancos” - Rosa dos Ventos (SP)
“Uirapuru” - Grande Companhia Brasileira de Mysterios e Novidades (RJ)
“Um Príncipe Chamado Exupéry” - Cia Mútua (SC)

Mostra Londrina

“À Beira do Precipício”- Cia Funcart de Teatro
“Aberratio Mentalis Partialis: Experiência Woyzeck” - Artes Cênicas UEL
“A Máquina Favela” - Conservatório das Artes Londrinense
"Bodas de Café" - Escola Municipal de Teatro
“BR-FELICIDADE" - Teatro Kaos
“OVO” - Agon Teatro
“Para Aqueles que Ainda vão Nascer” - Cia L2 / Artes Cênicas UEL
“Poeta que Pariu” - Teatro de Garagem
“Sem Eira Nem Beira” - Ballet de Londrina
“Um Discurso para Minha Avó” - Estúpida Cia de Teatro.

Jackeline Seglin/Asimp/FILO 2015
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.