Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Artistas e produtores cobram agilidade para o pagamento dos projetos aprovados,  a participação na gestão dos recursos da Lei Aldir Blanc e   que não haja contingenciamento na área 

Artistas de Londrina entregaram ontem, 14/07, o manifesto “A cultura de Londrina não pode morrer” ao prefeito Marcelo Belinati e ao secretário de Cultura Caio Cesário. Também foi publicado nas redes sociais do Fórum um vídeo com o manifesto, lido por muitos artistas da cidade.

O movimento, formado por trabalhadores da cultura, cobra da prefeitura o pagamento pelos projetos do Promic selecionados no ano passado (edital 009/2019) e que não receberam os recursos até o momento, a publicação de editais emergenciais para o auxílio aos trabalhadores da cultura, impedidos de trabalhar em função da pandemia, e luta pelo não contingenciamento dos já escassos recursos da Secretaria Municipal de Cultura. Cobra também a participação da sociedade civil na gestão dos recursos que o município vai receber em função da Lei Aldir Blanc,  que dispõe sobre as ações emergenciais destinadas ao setor cultural em função da pandemia.

Confira, abaixo, o texto completo do manifesto:

A Cultura de Londrina não pode morrer!

Manifesto dos trabalhadores da Cultura de Londrina ao prefeito Marcelo Belinati e à população da cidade.

O que queremos do prefeito Marcelo Belinati?

Que ele não corte os já escassos recursos da Secretaria Municipal de Cultura, que pague os projetos selecionados no ano passado (Edital 009/2019) e que publique imediatamente os editais emergenciais do Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

Por que?

Porque Londrina pulsa cultura e arte. Desde sempre. Quem aqui vive ou aqui chega se aconchega nos sons, nas imagens, nos sabores, nos toques e nos movimentos que tecem poéticas em cada canto da cidade. A feliz cidade da arte arde, incendeia corações e mentes.

Porém, agora, o outro lado da moeda: a triste cidade do momento. A cidade que mata é a cidade que morre, que adoece. A parte da cidade que enaltece a riqueza de uns e despreza morte de outros, padece de poesia, sensibilidade e humanidade.

Não conseguimos respirar. Precisamos respirar!

A cultura é antes de tudo, antídoto.

Da brutalidade.

Contra as ideias de força, a força das ideias... Da imaginação, da criatividade, da boniteza.

A gente não quer só comida – que já falta. A gente quer comida, diversão e arte... máscaras, álcool gel, isolamento/distanciamento social, transparência, serviço público e gratuito de saúde. A gente quer renda emergencial, empatia, solidariedade. A gente quer direitos! A gente quer viver!

Londrina é um importante polo cultural, fruto da luta incansável dos trabalhadores da cultura. Do ponto de vista econômico geramos três empregos enquanto, com o mesmo recurso, outros ramos da economia geram um posto de trabalho. A produção cultural de Londrina garante uma gama rica e diversificada de empregos, atrai recursos para o município e estimula o turismo. Porém, apesar da importância econômica, atuamos prioritariamente pela democratização do acesso à produção, à circulação e à fruição artística/cultural, visando à dignidade humana.

As atividades das vilas culturais, dos coletivos, dos festivais, dos artistas, dos produtores e agentes culturais são um chamamento à construção de outro mundo possível. Mais justo e belo.

Apesar disso, muitos de nós estamos passando necessidades em decorrência da Pandemia. Vivemos com nosso público. Subsistimos do nosso trabalho. Fomos os primeiros a parar e seremos os últimos a voltar. Sem recursos, sem trabalho e em breve sem condições de produzir cultura. Muitos estão vendendo acervos, equipamentos e instrumentos de trabalho para conseguir colocar comida na mesa da família. E temos dinheiro da cultura parado no caixa da prefeitura. É impressionante a morosidade da prefeitura para enfrentar os problemas emergenciais.

Vamos reverter essa situação!

É nosso desejo, necessidade e vontade.

É o que a vida quer e precisa.

Por isso, prefeito Marcelo Belinati, não corte recursos da Cultura, pague os projetos selecionados e publique os editais emergenciais do Promic.

A Cultura de Londrina não pode morrer!

Claudia Silva/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.