Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Fundação amplia ação cultural e social nas regiões Norte e Leste da cidade

Há mais de duas décadas, os londrinenses acostumaram-se a frequentar o complexo às margens do Lago Igapó, no centro de Londrina, que reúne as Escolas Municipais de Dança e Teatro, além do palco do Circo Funcart. A Fundação se prepara agora para estender seu trabalho para outras duas regiões. Na Zona Norte, será inaugurada em março uma sala toda adaptada para as aulas de dança e teatro, e com capacidade para receber apresentações artísticas. Já na região Leste, a atuação da Funcart se dará por meio de atendimento socioeducativo totalmente gratuito a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

2017 começa, portanto, com um grande desafio para a Fundação, que há 23 anos mantém convênio com a Prefeitura Municipal, o que garante a manutenção de projetos permanentes como o Ballet de Londrina e a inserção de mais de 60% de bolsistas totais ou parciais em seus cursos regulares. O objetivo é ampliar o acesso ao universo das artes a pessoas que estão em regiões periféricas e que, muitas vezes, não podem se deslocar para frequentar as aulas. “São regiões grandes e com muita demanda. No caso da Zona Norte, percebíamos uma lacuna e um anseio da população, porque a Funcart já existia no local, mas o prédio foi destruído com as chuvas em janeiro passado”, explica Neli Beloti, presidente da Fundação.

Desde aquele incidente, a sede da região foi desativada e os alunos de balé foram acolhidos no centro. Muitos, porém, acabaram desistindo principalmente pela distância ou por falta de recursos para transporte. Ao longo do ano passado, a Fundação buscou um novo prédio e, neste momento, realiza as últimas adequações – como a fixação de tablado, espelhos e barras –  para torná-lo adequado à pratica das artes,.

Os serviços de secretaria, porém, já estão funcionando no local e as matrículas estão abertas, com uma novidade: além do tradicional curso de dança, também serão oferecidas oficinas de teatro. A Funcart Região Norte fica na Av. Alexandre Santoro, 440, Jardim São Paulo, bem atrás do corpo de bombeiros da Saul Elkind. Contatos pelo telefone 3328-0467.

Região Leste – Um importante passo nesta nova fase da Funcart é a ampliação do serviço de caráter social atrelado às linguagens artísticas. O trabalho está sendo desenvolvido desde o começo de fevereiro no bairro Santa Fé e consiste no atendimento a 50 jovens de 12 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social. Nas tardes de segunda a sexta-feira, a Fundação oferece atividades lúdicas e esportivas com um educador fixo, além de oficinas de teatro e dança, e outras dinâmicas propostas em diálogos com os próprios adolescentes.

“Nosso trabalho até agora tem sido conhecer a realidade dos alunos, perceber suas necessidades e desenvolver vínculos. Trocamos informações e nos colocamos também como pessoas dispostas a aprender. Realizamos atividades esportivas, do jogo com bola ao xadrez, e já percebemos que eles são receptivos ao teatro e à dança. Agora estamos investigando o tipo de arte que mais agrada”, destaca Silvio Ribeiro, coordenador da Escola Municipal de Teatro e de projetos sociais na Funcart. “A atividade em si não é o mais importante, mas a forma que vamos entrar na vida destas pessoas, os vínculos de confiança e os novos caminhos que eles poderão descobrir”, completa.

As ações na Zona Leste ocorrem em salas cedidas pela Capela Santa Ana, espaço dividido com a Cáritas Brasileira. A entidade da CNBB já realiza com os jovens exercícios educativos na Biblioteca Popular Paulo Freire, que foi instalada no local e conta inclusive com equipamentos de informática. Desde meados de 2016, a Funcart, por meio de Silvio e do assistente social Edvaldo Paulino da Silva, manteve contato com a Cáritas e com a Secretaria de Assistência Social para firmar a parceria que agora se inicia. “Incrementar o viés social associado ao trabalho cultural sempre esteve no escopo da Fundação, mas, nos últimos anos, alteramos até o nosso estatuto para deixar esta inserção bem clara”, afirma Neli Beloti.

Doações – Como as atividades na Zona Leste têm por objetivo a permanência e ocupação dos adolescentes em todo o contraturno, a Funcart oferece diariamente uma alimentação no período vespertino. Os próprios alunos ajudam no preparo dos lanches, o que contribui para o fortalecimento de vínculos entre eles e com os professores.

Para realizar todos os serviços propostos, a Fundação pede doações de produtos de várias naturezas: alimentos não perecíveis para lanche (como bolachas, pães, leite integral e sucos longa vida), jogos lúdicos e/ou educativos e material esportivo (como bolas, redes e coletes de times). As doações podem ser entregues na unidade central da Fundação, localizada na Rua Senador Souza Naves, 2380, ou na Funcart Região Leste, que fica na Rua Limeiras, 474, Jardim Santa Fé, junto à capela do bairro (apenas no período da tarde). Mais informações pelos telefones 3342-2362 ou 99696-0101.

“Um dos méritos da Funcart é proporcionar a convivência das pessoas. Bolsistas e não bolsistas, pessoas de vários níveis econômicos e de diversas regiões da cidade em um mesmo diálogo pela arte. Hoje a gente consegue ver como a Fundação chega na sociedade, como é grande nossa aproximação. Isso pode ser percebido pelo público crescente e pelo acolhimento às nossas campanhas colaborativas”, ressalta a presidente Neli Beloti. 

Asimp/Funcart

#JornalUnião

Funcart Região Leste - Oficina de Pipa. Foto: Divulgação

Funcart Região Leste - Teatro de Bonecos. Foto: Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.