Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto leva apresentações de balé clássico e dança contemporânea a instituições públicas de ensino e selecionará 200 bolsistas para a Escola Municipal de Dança

Desde 2007, a Funcart visita escolas municipais de várias regiões de Londrina, levando apresentações exclusivas e um pouco de conhecimento sobre dança para alunos e professores. Para muitos, é o primeiro contato com a arte do movimento. Para alguns, é a oportunidade para a iniciação no balé e um caminho de desenvolvimento e profissionalização. Trata-se do projeto Dança nas Escolas, que tem o objetivo de espalhar arte pelos bairros e selecionar talentos para a Escola Municipal de Dança. O projeto Dança nas Escolas, que já se realiza há 14 anos, é desenvolvido pela Escola Municipal de Dança juntamente com o Ballet de Londrina e já percorreu mais de 54 sedes da rede pública municipal de ensino e ofereceu oficinas gratuitas para cerca de 1600 professores e em média 23 mil alunos. O projeto é o pilar das ações sociais realizadas pela FUNCART.

O Ballet de Londrina é um grupo profissional, que agora no mês de dezembro de 2021, comemora 28 anos de existência e que, anualmente, cria um espetáculo de dança realizando apresentações em sua cidade de origem e por todo território nacional.  O grupo tem se destacado, ao longo da sua existência, pela coesão, qualidade técnica e pela dinâmica de sua produção: 30 montagens, 18 turnês nacionais (05 turnês pelo Nordeste, turnês pelos Estados de Minas Gerais, São Paulo e região Sul do país), 17 viagens internacionais (África, Peru, Paraguai, França, Cuba e Argentina), mais de 700 apresentações para um público aproximado de 450.000 pessoas. A Companhia está presente no projeto Dança nas Escolas deste ano com uma novidade. Estaremos realizando nas escolas da rede municipal de Londrina a estreia do espetáculo Joguete. Criado especialmente para o público infanto juvenil com inspiração nos jogos e nas brincadeiras das crianças em escolas, praças e ruas da cidade. O espetáculo foi criado para esta retomada das atividades e pensando na necessidade de trazermos leveza, alegria e impulsos de esperança e de vida neste momento que vivemos. A coreografia é assinada por Marciano Boletti e irá realizar 16 apresentações junto ao Dança nas Escolas em parceria com uma programação especial de solos de balé clássico com alunos e alunas da Escola Municipal de Dança de Londrina. As apresentações acontecem durante todo mês de outubro e início de novembro e neste período de novembro serão ofertadas para os alunos das escolas visitadas 200 bolsas para o curso de balé clássico na Escola Municipal de Dança de Londrina – FUNCART.    

Uma informação importante é que 90% dos bailarinos e bailarinas integrantes da Companhia hoje e, também em formações anteriores, são oriundos da Escola Municipal de Dança de Londrina/FUNCART. É realizado um importante trabalho de formação e produção artística pela entidade que muito além de saúde e bem estar através de produtos culturais, proporciona educação, formação, oportunidades de emprego e um grande crescimento econômico com dignidade para os indivíduos.

Danieli Pereira/Ballet de Londrina/FUNCART

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.