Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto Sonora Brasil apresenta em quatro cidades paranaenses o canto como expressão musical relacionada às atividades laborais em setembro, o Sesc Paraná traz a quatro cidades paranaenses o grupo mineiro Ilumiara para a segunda etapa do projeto Sonora Brasil - Cantos de Trabalho.

O grupo é formado por Alexandre Gloor, Carlinhos Ferreira, Leandro César, Letícia Bertelli e Marcela Bertelli, cinco músicos da cidade de Belo Horizonte, pesquisadores das músicas utilizadas nas atividades laborais.

O repertório é formado por músicas de trabalho recolhidas da tradição e, no espetáculo, Ilumiara promove a contextualização histórico-social dos cantos.

Serão interpretados cantos entoados por trabalhadores negros na extração de metais, em Diamantina; cantigas de ninar, canto de lavadeiras, dentre outros.

As apresentações serão realizadas nas cidades de Curitiba (14/9), Ponta Grossa (15/9), Maringá (17/9) e Londrina (18/9). Todas as apresentações são gratuitas e realizadas nas unidades do Sesc.

Sonora Brasil

O Sonora Brasil é um projeto temático do Sesc que tem como objetivos despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizem a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes.

Desde a sua primeira edição, em 1998, o projeto já recebeu cerca de 80 grupos, em mais de 3.900 apresentações pelo Brasil, alcançando um público superior a 520 mil espectadores.

Para mais informações, acesse o site http://www.sescpr.com.br/cultura/musica/sonora-brasil/.

Silvia Bocchese de Lima/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.