Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Espetáculo dirigido por William Pereira estreia no final de abril, no Teatro Ouro Verde

O grupo Proteu, que impulsionou o movimento teatral de Londrina entre as décadas de 1970 e 1990, conquistando grande público e destaque no cenário nacional, está preparando uma série de atividades para festejar seus 40 anos. Criado em 1978, por Nitis Jacon, com o apoio da Universidade Estadual de Londrina, o Proteu (Projeto Experimental de Teatro Universitário) foi responsável por realizar montagens ousadas e emblemáticas ao longo de sua história, sendo escola para uma geração de atores e produtores londrinenses.

Para comemorar a data, o grupo vai apresentar o espetáculo “Tango”, com texto de autoria de Slawomir Mrozek, e dirigido por William Pereira. “Conheço Tango desde os anos 1980 e sempre me encantou. Considero um dos grandes textos de teatro do século XX, e sua atualidade é imensa, como todos os grandes clássicos. Um conflito de gerações ao avesso. Um núcleo familiar que sintetiza todo um panorama político, artístico e social de uma época”, explica William Pereira. “É um texto que tenho certeza que a Nitis Jacon adoraria. Um texto que se adapta à estética - e a ética - do Proteu.”

William Pereira relembra que descobriu o Proteu em 1982, quando ainda era estudante de Arquitetura na UEL. Aos poucos, o teatro foi se firmando como sua maior paixão até ele decidir fazer o curso de Artes Cênicas, na USP. Hoje é considerado um dos mais importantes e representativos diretores de teatro e ópera no Brasil. Entre os inúmeros prêmios recebidos por seu trabalho, destacam-se o Prêmio Governador do Estado-SP, Troféu Mambembe, APCA e Prêmio Shell. Agora, William Pereira está de volta a Londrina especialmente para dirigir “Tango”.

“O Proteu e a Nitis foram fundamentais na minha vida. Apesar do pouco tempo que passei no grupo, foi o suficiente para a minha decisão de querer ser um homem de teatro. A vivência teatral do grupo, a linguagem dos espetáculos, a maneira de encarar o ato teatral, isso tudo foi decisivo para minha escolha de abandonar a arquitetura e ir para o teatro. O Proteu foi o impulso, o estopim para eu ser o profissional que sou hoje.”

Reverência

A montagem de “Tango” vai reunir no palco várias gerações de atores londrinenses. Segundo Maria Fernanda Coelho, que já participou de várias peças do grupo, é uma honra participar do espetáculo: “Com a Nitis Jacon aprendi o ofício do teatro, como atriz e produtora. O grupo foi o norte da minha formação como pessoa e artista. Reverencio minha história que foi forjada a partir do Proteu. Reverencio Nitis Jacon, a eterna mestra na arte e na vida. Em um momento tão triste de nosso país, poder dar voz para um dos mais importantes coletivos artísticos do teatro brasileiro é necessário e emocionante.”

A montagem vai estrear no dia 29 de abril, no Teatro Ouro Verde, e marca o fim de um hiato de 20 anos sem apresentações da trupe.  “O objetivo do projeto é homenagear e agradecer ao Grupo Proteu e a Nitis Jacon, sua fundadora. Resgatar a história recente também é um dos objetivos, considerando que as gerações mais jovens sequer sabem da existência do grupo, incluindo aí estudantes de teatro. E também apresentar um texto de qualidade dramatúrgica inquestionável, sob a direção de um dos maiores diretores brasileiros que começou sua carreira no Proteu”, analisa Maria Fernanda Coelho, uma das idealizadoras do projeto.

Volta às origens

A direção de produção tem assinatura de Jacqueline Almada e Patricia Braga Alves, que também foi integrante do Proteu. Ela conta que através da amizade com alguns membros da companhia teatral foi se envolvendo com a produção do FILO. “Ao me ver ali frequentemente, a Nitis começou a me pedir para ligar para algumas pessoas e empresas para marcar reuniões com o intuito de pedir apoio financeiro ao festival. Em pouco tempo comecei a acompanhá-la em reuniões e quando começou o festival me engajei na produção junto a Maria Fernanda Coelho, com quem hoje tenho uma empresa de produção Cultural, a Palipalan Arte e Cultura”, diz.

Seu envolvimento com o teatro a levou para a Dinamarca, onde trabalhou com o Odin Teatret, companhia de Eugenio Barba, até 2007 como diretora de turnê, mas nunca deixou suas origens teatrais em Londrina. “Nunca abandonamos completamente aquilo que nos cria. O Proteu me fez nascer como pessoa de teatro e assim continuo. Nunca deixei o Proteu, o FILO ou Londrina. Isso sempre esteve comigo e sempre estará, pois é o que eu sou. Tenho apenas outras camadas que foram agregadas pelo caminho.”

Atividades paralelas

Além da montagem teatral, haverá outras atividades comemorativas aos 40 anos do grupo: Roda de Conversa com integrantes do grupo e jovens artistas, produtores e agentes culturais da cidade; Produção de uma micro-série para Web TV, realizada pela Vila Cultural Alma Londrina, além da parceria com a Funcart, com a participação de estagiários na montagem e execução de iluminação, cenário e figurino.

“No princípio, o foco era a montagem do espetáculo teatral, porém, a partir de diversas conversas e do entusiasmo que esta montagem despertou nos membros do grupo, foram surgindo várias ideias e desdobramentos. Acabamos firmando várias parcerias e delas surgiram essas atividades”, informa Jacqueline Almada, produtora e proponente do projeto. A iniciativa conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina (Promic) e apoio cultural do Crillon Palace Hotel.

“O Proteu e o Filo se constituíram como importantes espaços de formação no campo das artes cênicas e da produção cultural na cidade. Por outro lado, o modelo de incentivo à cultura desenvolvido em Londrina, através do Promic, tem oportunizado formas diversas e interessantes de capacitação de artistas, agentes e produtores culturais. Entendemos que é importante e necessário criar um contexto de troca entre essas distintas gerações de agentes culturais. Celebrar, resgatar, reunir e trocar experiências, são os nossos objetivos”, conclui Jacqueline Almada.

#JornalUnião

William Pereira  - Foto: Emerson Scada/Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.