Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Destaque será o espetáculo de abertura e oficinas com a Cia de Dança Jair Moraes, de Curitiba

Com o objetivo de promover o intercâmbio entre as escolas e grupos de dança da região, aperfeiçoar técnicas e oportunizar a apresentação dos espetáculos produzidos, a Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e a Fundação Cultural de Ibiporã, promove neste final de semana, entre os dias 8 a 10 de maio, o 3º Encontro Regional de Dança.

Estão confirmados grupos de Ibiporã, Londrina, Cambé, Rolândia, Apucarana, Maringá e Cornélio Procópio.

O evento cresce ano a ano e terá nesta edição a participação especial da Cia. de Dança Masculina Jair Moraes, de Curitiba, que faz o espetáculo de abertura, “Corpo em Movimentos”, AMANHÃ (dia 8), às 20h, no Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli. Os ingressos custam R$ 10,00 (preço único).

A companhia, que virá com 18 bailarinos, ministrará cursos nos outros dias e comporá o corpo de jurados das apresentações dos grupos inscritos.

Para todas as demais apresentações (no sábado e domingo) a entrada é gratuita.

Histórico de Festivais

“Ibiporã já sediou Festivais de Dança e realizou vários encontros. Com isso, há um grande movimento na área e uma troca salutar de grupos e companhias participantes”, afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra. A cidade já recebeu o Ballet Guaíra, a Cia. Cisne Negro, o Teatro Bolshoi e até uma companhia da França que esteve em um destes eventos relacionados à dança, lembra Dutra.

“Essa é uma forma de movimentarmos também o nosso espaço, que é motivo de orgulho para nossos bailarinos e também projeta ainda mais o nosso município por meio desses movimentos artísticos. O encontro será com certeza um sucesso, pelo profissionalismo e empenho de toda a equipe que sempre responde às ações propostas”, adiantou o secretário.

Todos os estilos

Todas as apresentações e oficinas serão no Cine Teatro Pe. José Zanelli (Av. Dom Pedro II, 368 – Centro). O encontro é aberto a grupos e escolas da região e a todos os estilos de dança. “Já recebemos ballet clássico, dança de rua, dança sacra, contemporânea”, comenta a coordenadora da Escola de Ballet de Ibiporã, Leila Assis.

Nos dias 9 e 10 (sábado e domingo) além dos cursos, haverá apresentações dos grupos inscritos, que concorrerão aos prêmios de melhor grupo e melhor bailarino e bailarina.

No 1º encontro (em 2012) o Auditório Pioneiros, da Secretaria de Educação de Ibiporã, ficou pequeno para a quantidade de interessados. No 2º, foi necessária toda a estrutura do Cine Teatro e vieram cinco grupos de Londrina, três de Ibiporã – a Escola Municipal de Dança, o Espaço Vida e um grupo de street dance – além de escolas de Rolândia, Apucarana, Cambé e Cornélio Procópio.]

Apresentações:

dia 08 (sexta), às 20 horas - Abertura com Cia de Dança Jair Moraes;

dia 09 (sábado) - apresentações dos grupos participantes às 19 horas;

dia 10 (domingo) - apresentações dos grupos participantes às 15 horas.

Informações sobre a Cia. De Dança Jair Morais

A Cia. de Dança Masculina Jair Moraes, desenvolve um trabalho eficiente e com qualidade no mundo da dança, potencializando e valorizando a Dança  Masculina no cenário artístico  brasileiro há mais de 10 anos,  sendo a pioneira   desse gênero.  A Cia.  foi criada  com um enfoque específico na preparação técnica,  artística e  pesquisa coreográfica para homens, potencializando um mercado  profissional  quase  inexistente no Brasil.  Promove e valoriza a dança masculina como forma de inserção social, abrindo oportunidades de mercado de trabalho aos seus integrantes e vai indo além, como incentivando novos criadores, professores, contra regra, diretor de cena, figurinista, cenógrafo, cenotécnicos, funções essas  que estão correlacionadas diretamente  com a produção de um espetáculo. A Cia. de  Dança Masculina, contribui para a modificação do cenário  do Homem na Dança, oportunizando aos seus integrantes um conhecimento crítico da própria arte do dançar e de se comportar perante a sociedade como agente transformador. (por André Morais)

NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.