Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Até 15 de setembro serão nove documentários exibidos ao público. O evento deste domingo (11) traz a Igreja Presbiteriana do Brasil

Com uma história que remete ao ano de 1939, a Igreja Presbiteriana do Brasil  de Ibiporã (IPB) é o destaque neste domingo (11/8), a partir das 19h, no 4º evento do projeto "Circuito das Capelas II - Igrejas Evangélicas Históricas de Ibiporã", que está recuperando a memória das igrejas protestantes mais tradicionais do Município por meio de livro e filmes, exibidos gratuitamente à comunidade. A produção é do Museu Histórico de Artes de Ibiporã (MHAI), com realização da Prefeitura Municipal, por meio Secretaria de Cultura e Turismo. Já foram realizados três eventos com filmes nas últimas semanas: dia 19/7 (Colônia Concórdia), 28/7 (Assembleia de Deus) e 04/8 (Só o Senhor é Deus).

O evento de entrega do livro a pioneiros da Presbiteriana do Brasil será no templo da IPB em Ibiporã (Rua 1º de Maio, 493 - Centro), a partir das 19h. Em seguida será exibido o filme (com 30min. de duração), que relata a trajetória da Igreja em Ibiporã desde o tempo em que os pastores se deslocavam até os sítios para atender às capelas rurais. Uma época na qual os fiéis contam que caminhavam longos trechos para participar de um culto ou se deslocavam de carroça ou em cima de carroceria de caminhão. Boas lembranças na tela do cinema.

Livro e Filmes

O livro "Circuito das Capelas II" traz em 160 páginas a história e fotos documentais das nove igrejas evangélicas mais antigas do município, com um recorte de pelo menos 40 anos de história, além de relatos de pioneiros entrevistados pela equipe do MHAI. Os documentários em vídeo são parte integrante do livro. São identificados por 10 cartões diferentes com um QR-Code que remete a cada filme no canal do projeto no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCXgkzrDsLJo1qvDGXC62C9g). Os cartões também estão sendo distribuídos à comunidade nos nove eventos do circuito (veja agenda abaixo).

Este projeto dá sequência ao 1º Circuito das Capelas, lançado em 2016, que mapeou e mostrou em filmes as 24 capelas católicas de Ibiporã – suas riquezas culturais, religiosas e artísticas. Ambos fazem parte do Projeto de Recuperação da Memória do Município (publicações e audiovisuais), que vem sendo desenvolvido desde 2010 pelo Governo Municipal de Ibiporã.

Agenda de exibição dos filmes e entrega do livro nas igrejas *

Data

Hora

Filme/ Local

Ano de início

19/07

20h

Colônia Concórdia - Cine Teatro

1936

28/07

18h

Igreja Assembléia de Deus

1939

04/08

19h

Igreja Só o Senhor é Deus

1976

11/08

19h

(DOMINGO) Igreja Presbiteriana do Brasil

1939

18/08

20h

Igreja Adventista do Sétimo Dia

1970

24/08

19h

Primeira Igreja Batista de Ibiporã

1939

01/09

19h

Igreja Metodista

1947

08/09

19h

Presbiteriana Independente /Espaço Vida

1966

15/09

19h

Igreja Luz do Mundo

1968

* todos abertos ao público e gratuitos

Circuito das Capelas II - Igrejas Evangélicas Históricas de Ibiporã

Coordenação geral e produção editorial: Jaime Kaster

Edição audiovisual e imagens: Samuel Tavares

Entrevistas: Jaime Kaster e Mateus Ciaca

Edição de conteúdo/ vídeos: Mateus Ciaca

Produção: Museu Histórico de Artes de Ibiporã (MHAI)/ SMCT

Fotografias: Acervo do MHAI e das Igrejas

Estagiários do projeto (2017/2019): Mateus Ciaca, Elisye Moreira, Tauani Moraes, Matheus Camargo, Thainara Fernandes.

Arte: Paulo Crincev/ Nicolas Borini

Agradecimentos: Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, Curso de Teatro da SMCT, Igrejas, OMEI (Ordem dos Ministros Evangélicos de Ibiporã) e IPHAN.

Realização: Prefeitura de Ibiporã e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

IBIPORÃ – 2019

NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.