Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programação de 17 a 20 de maio terá vídeos, debates e apresentações das boas práticas de cuidado dos museus e o envolvimento da comunidade

O mês de maio é dedicado aos museus e para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) Ibiporã estará presente na programação regional da 19ª Semana Nacional de Museus, de 17/5 a 20/5, que terá encontros online pela plataforma Zoom. O evento reunirá estudantes, profissionais da área e representantes dos museus de Londrina, Ibiporã, Cambé, Rolândia, com parceria da Unifil (que disponibilizará seu sistema online para a realização das palestras e discussões) e da Universidade Estadual de Londrina. A participação do público é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: http://portal.filadelfia.br:7778/portal/pls/portal/PORTAL_APP.PORTAL_EVENTOS_API.EVENTO?pID_EVNT=1114.

A 19ª Semana Nacional de Museus é promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e o tema deste ano é: “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. A programação completa do evento regional online está disponível no convite abaixo.

Museus De Ibiporã

Os museus de Ibiporã – o Histórico e de Artes (MHAI) e o Museu do Café –, que são mantidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), terão duas apresentações específicas, nos dias 18 e 20, mostrando boas práticas de utilização dos espaços, visando promover a história e a memória do Município.

A primeira, será no dia 18/5 (terça-feira), das 15h20 às 16h30, com a exibição de um trailer ampliado (13 minutos) do projeto audiovisual e editorial “Cozinha do Pioneiro - Sabores e Riquezas de Ibiporã”, desenvolvido pela Prefeitura, com produção das equipes do Museu Histórico e do Café.

O projeto foi muito elogiado pelos municípios da região e colocou em uso a cozinha do Museu do Café (antigo bar da estação ferroviária), mesmo num ano de pandemia e com as restrições impostas pelo período de distanciamento social. No final, resultou na edição de 22 vídeos com as famílias, disponíveis para acesso público nos canais da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã (https://www.youtube.com/playlist?list=PLGDuF0TrCK0Q9hiy7i39o87XwSnZ-hn8-) e na publicação de um livro de receitas e memórias, que pode ser baixado gratuitamente em PDF.

A segunda atividade será no dia 20/5 (quinta-feira), das 14h10 às 15h, com a apresentação do projeto Organização e seleção do acervo, revitalização e retomada da área de exposição do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), ação executada pelos servidores da SMCT nos primeiros meses de 2021.

Instalado oficialmente em 2001, no prédio da antiga Prefeitura e da Fundação Cultural de Ibiporã (na Av. Dom Pedro II, 368), o museu estava com excesso de objetos na sala de reserva técnica e passou por uma reorganização do acervo e uma transformação visual interna, com a retomada da área de exposição ao público e a possibilidade de voltar a receber visitas (guiadas e auto-guiadas).

As peças maiores, que inviabilizavam a circulação e visitação dentro da sala de reserva técnica, foram transportadas para o saguão de entrada do museu, onde haverá exibição de vídeos e uma rotatividade dos temas em exposição. O tema atual são as profissões urbanas e objetos e equipamentos que eram utilizados no comércio e em instituições de Ibiporã. O responsável pelas apresentações locais na Semana de Museus é o jornalista Jaime Kaster, coordenador de projetos de memória da SMCT, que terá o apoio dos demais servidores da área de museus da Secretaria.

O futuro dos museus: recuperar e reimaginar

Estão abertas as inscrições para a 19ª Semana Nacional de Museus. O tema definido para esta edição é: "O futuro dos museus: recuperar e reimaginar". A programação local será online e gratuita, de 17.05 a 20.05. Para se inscrever, acesse: http://unifil.br/eventos

Jaime Kaster/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Prefeitura de Ibiporã

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios