Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ibiporã marca presença esta semana no 14º Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares (Fenta).  A Cia. EB de Teatro foi a única companhia do Sul do país a ser selecionada para a mostra competitiva, com o monólogo "Camarim", escrito, dirigido e encenado pelo professor do curso de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), Emerson Betiati.

Mais de 60 grupos inscreveram-se para o Fenta 2022, que acontecerá de 20 a 23 de janeiro, de maneira presencial. Dezesseis foram selecionados para o Festival, representando seis estados brasileiros (Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo). Os espetáculos, que são voltados aos públicos adulto e infantil, serão apresentados gratuitamente à população em três espaços culturais da cidade. O Fenta também ofertará, gratuitamente, 13 oficinas de capacitação nos bairros de Governador Valadares, entre elas, circo, dança, teatro, e artesanato. A novidade fica por conta de uma oficina ser ministrada no formato online.

O Fenta é um dos primeiros festivais de teatro do país a ocorrer presencialmente após o início da pandemia de Covid-19. O ano passado a edição do festival não aconteceu por conta da pandemia do novo coronavírus.

O monólogo “Camarim” será encenado na sexta-feira (21), às 22 horas, no Teatro Imaculada. O ator e artista plástico Vradson Castro, também professor do curso de Teatro da SMCT, é responsável pela iluminação e sonoplastia da peça.

O 14ª Fenta é uma realização da Cia de Artes Asas do Invento, de Governador Valadares, e apoio da Prefeitura Municipal de Governador Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SMCELT) e com a Lei de Incentivo à Cultura Aldir Blanc. 

Sobre o monólogo “Camarim”

O espetáculo “Camarim”, cuja estreia ocorreu em 2017, é um convite ao público para entrar no mundo pessoal e íntimo que existe em um camarim. Não o camarim físico, com espelhos e luzes, mas o camarim psicológico que existe dentro das cabeças de todos os atores.

Utilizando as linguagens do meta-teatro e do teatro dança, o público acompanha as mudanças físicas e psicológicas, as reflexões, a ansiedade e a adrenalina que antecedem a entrada de um ator em cena. Testemunham como a felicidade, o prazer e o desgaste do ofício de interpretar se misturam e se completam.

Como em um ritual, a cada sinal que toca marcando o início do espetáculo, a respiração, os batimentos, os princípios e valores se alteram. O ator vai se transformando em uma tela em branco pronta para ser preenchida com as cores e valores da personagem que interpreta. “Atuar não é um trabalho de construção de personagem, mas de decomposição de ator.”

Pelas suas participações em festivais no Brasil e na América Latina o espetáculo “Camarim” acumula oito premiações.

Cia. EB de Teatro

A Cia. EB de Teatro foi criada em 1.992 pelo ator, diretor e produtor Emerson Betiati e tem como sede o município paranaense de Ibiporã. Com mais de 40 peças no currículo, a companhia representou a cidade em diversos festivais e eventos no Brasil e América Latina e já conquistou cerca de 50 prêmios em diversas áreas das artes cênicas.

Asimp/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Prefeitura de Ibiporã

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.