Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As atividades integram o projeto Bibliocircuito 21/22, patrocinado pelo Promic, e irão ocorrer entre 11 de fevereiro e 18 de março, pela plataforma digital Google Meet

A oficina “Tupi or not to be: Modernismo e Antropofagia” prossegue com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (10). Os interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, clicando aqui para fazer o cadastro. O curso é voltado ao público em geral, a partir dos 15 anos, com foco nos artistas e estudantes de Letras, Artes Visuais, Teatro, Dança, Performance Art, Música, Circo e outros segmentos.

Quem ministra as atividades é o jornalista, professor, dramaturgo e diretor teatral, Renato Forin Jr., que também é um dos curadores da programação do Bibliocircuito, ao lado de Márcio Carreri e de Sueli Bortolin.

Esta iniciativa compõe o projeto Bibliocircuito 21/22, que conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), sendo realizado pela Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná (APD).

A ação comemora os 100 anos da Semana de Arte Moderna, assim como os 87 anos de Londrina e os 70 anos da Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza. O objetivo é compreender a antropofagia como uma potencial interpretação autocrítica do Brasil, para refletirmos sobre o destino pós-moderno e contemporâneo do país.

De acordo com Renato Forin Jr., a oficina é um mergulho na antropofagia enquanto conceito que magnetiza os preceitos fundamentais da Semana de Arte Moderna e se mantém como força em obras contemporâneas. “Vamos fazer um banquete on-line para devorar biscoitos finos da cultura brasileira, de Adriana Calcanhotto a Mário de Andrade, de Tarsila do Amaral a Zé Celso. O curso vai discutir como os modernistas reinterpretam o ritual tupinambá no sentido cultural e chegam a esta que é, nas palavras de Augusto de Campos, a ‘única filosofia original brasileira’ ”, afirmou ele.

As atividades terão início em 11 de fevereiro e encerram dia 18 de março, com carga total de 20 horas. As aulas serão semanais, sempre às sextas-feiras, a partir das 19h, com transmissão pela plataforma digital Google Meet, com conteúdo ao vivo e gravado.

Filipe Roque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.