Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação contou com o apoio financeiro Promic, que possibilitou toda a catalogação das obras disponíveis à leitura, pesquisa e empréstimo à população

Nesta sexta-feira (21), às 20 horas, o Instituto José Gonzaga Vieira, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, apresentará os resultados do Projeto Acervos, na Rua Humaitá, 437, Jardim Kennedy. Durante a solenidade será inaugurado também um novo espaço no instituto, que é a Audioteca Fernanda Jiran e os convidados poderão desfrutar de uma apresentação do Clube de Choro de Londrina.

O projeto Acervos contou com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) para ser realizado. Oficialmente, desde outubro de 2017 até 31 de julho deste ano, foram investidos R$ 64.849,60 pelo Promic. Com isso, quatro profissionais e voluntários se dedicaram ao serviço de catalogação do acervo histórico e cultural do Instituto José Gonzaga Vieira. Ele contém 10 mil títulos de literatura nacional e internacional, livros raros e não publicados no Brasil, além de obras de arte com pintura óleo sobre tela, esculturas, CDs, DVDs e vinis de música instrumental e ópera.

De acordo com o responsável pelo Conselho Fiscal do Instituto José Gonzaga Vieira, Leirton Marques, o apoio do Programa auxiliou o desenvolvimento de toda a catalogação do acervo, que vem sendo construído desde 2004. “O apoio do Promic fez toda diferença, vamos buscar reestabelecer essa parceria e outras novas com empresas privadas. Foi muito válido colocarmos o que há de mais moderno em termos de catalogação e empréstimo no instituto. Agora vamos trabalhar pela informatização dele”, explicou.

Além desta novidade, os visitantes também poderão desfrutar das obras contidas no acervo pessoal de Fernanda Jiran, e que foram doadas por seus familiares após o falecimento da mesma. A professora de literatura e gestora cultural era amante dos livros, do cinema, da música e da literatura. Na audioteca, as pessoas encontrarão CDs, DVDs, VHS e vinis das décadas de 1940, 1950, entre outras, além de obras não publicadas no país. O cuidado e o carinho com estas publicações poderá ser percebido também através da mobília da sala, que foi escolhida e restaurada para levar o visitante a adentrar na época do conteúdo pesquisado.

Com recursos do Promic, os profissionais do instituto também realizaram contações de histórias, para os alunos de todas as escolas municipais de Londrina e colégios estaduais. Durante a contação, foi retratada a importância da manutenção de acervos para o desenvolvimento do patrimonial histórico e cultural das cidades. Após a atividade, os alunos puderam visitar o espaço cultural do instituto e conhecer mais um local para leitura e pesquisa aberto ao público.

O acervo, que hoje é aberto ao público, pertenceu ao desembargador José Gonzaga Vieira, que dá nome ao instituto. O objetivo é difundir a cultura e a arte sacra, erudita, contemporânea e a popular, com acervo essencialmente de artistas e colecionadores de Londrina.

Ana Paula Hedler/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.