Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programa terá como tema “Todo mundo ganha com a cooperação” e premiará alunos, professores e escolas; resultado nacional será divulgado dia 11 de novembro

Foi dada a largada. A edição de 2019 do Concurso Cultural do Instituto Sicoob foi lançada no último dia 27 de maio e já está recebendo inscrições de escolas públicas e privadas do ensino fundamental, convidadas pelas Cooperativas Sicoob. Neste ano, o programa tem como tema “Todo mundo ganha com a cooperação”.

O Concurso Cultural é realizado anualmente com a finalidade de difundir o conceito de cooperação para crianças dos 3° e 5° anos do Ensino Fundamental I e contribuir para formação de cidadãos mais conscientes. Somente no ano passado o programa atingiu 35.006 alunos de 448 escolas, em 96 municípios. Desde a primeira edição, em 2011, o Concurso Cultural impactou diretamente 114.425 alunos.

Para a gerente do Instituto Sicoob, Emanuelle Moraes, “o Concurso Cultural busca fortalecer a cultura da cooperação, incentivando os alunos a refletirem, debaterem e produzirem desenhos e textos narrativos mostrando qual a percepção deles sobre o tema”.

De acordo com o regulamento, são duas categorias existentes. Os alunos do 3º ano participarão do Concurso por meio da produção de desenhos, que serão avaliados pela originalidade, criatividade, título, abordagem correta do tema e estética. Já os alunos do 5º ano concorrerão com a redação, e terão como avaliação o texto narrativo, a sequência lógica (começo, meio e fim), domínio das normas gramaticais, originalidade, criatividade, título, abordagem correta do tema e estética.

Etapas

O Concurso Cultural contará com três fases de avaliação. Na etapa local cada escola faz uma pré-seleção dos três melhores trabalhos de cada categoria e envia à cooperativa Sicoob local, que encaminhará para a Central Sicoob as três redações e os três desenhos premiados na área de abrangência da singular. Em seguida, na etapa regional, cada Central Sicoob selecionará as três redações e os três desenhos premiados na região de abrangência e encaminhará ao Instituto Sicoob. Por fim, na etapa nacional, o Instituto Sicoob estabelecerá uma comissão avaliadora para definir um vencedor nacional para cada categoria.

Premiação

Etapa local

Aluno: kit escolar

Etapa regional

Aluno: bicicleta*

Professor: R$ 500,00

* Caso o aluno seja PNE, é possível solicitar a alteração do prêmio entrando em contato com o Instituto Sicoob.

Etapa nacional

Aluno: computador

Escola: Data show + caixa de som

Cronograma

27/05 | Lançamento do concurso

28/06 | Prazo para a inscrição das escolas participantes no site (serão aceitas escolas convidadas pelas Cooperativas Sicoob)

30/08 | Prazo para as escolas enviarem às cooperativas Sicoob os trabalhos selecionados e a lista de presença das crianças que participaram do concurso

16/09 | Divulgação do resultado da etapa local (cooperativa)

16/09 | Prazo para as cooperativas enviarem às centrais os trabalhos selecionados e a lista de presença das crianças que participaram do concurso

30/09 | Divulgação do resultado da etapa regional (central)

30/09 | Prazo para as centrais enviarem ao Instituto Sicoob os trabalhos selecionados e a lista de presença das crianças que participaram do concurso

11/11 | Divulgação do resultado nacional

Giovanni Froeming/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.