Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto é patrocinado pelo Programa de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina

A jornalista e mestra em Estudos Literários, Layse Barnabé de Moraes, lançou o e-book gratuito “Pequeno manual de escrita afetiva: escrever do lado de dentro, escrever do lado de fora”, com propostas de escrita. O projeto tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do pelo Programa de Incentivo à Cultura (Promic).

Segundo Moraes, o livro dela convida o leitor a pensar a escrita como um território de afeto, por isso o nome escrita afetiva. “Diz respeito ao que nos move, convoca e atravessa, não ocupando necessariamente uma posição amável, delicada”, disse.

A jornalista explicou que o manual foi pensado para que a criação literária seja experimentada, por meio do encontro consigo e com o outro, de maneira a não ter amarras, regras e fórmulas fechadas. “Acredito muito que todos têm uma história para contar, então o livro pretende abrir espaço para que a escrita invada a vida e seja encarada de mãos dadas com o sentir livre e fluido”, destacou.

O livro, que tem projeto gráfico da designer Gabriela Campaner, pode ser baixado gratuitamente por este link. Nele, há um compilado de propostas de escrita, provocações e questionamentos que convocam à criação a partir da observação do eu e do mundo ao redor. “A intenção é que os escritos surjam do universo íntimo, não necessariamente baseados em fatos autobiográficos, e que a escrita afetiva surja como uma possibilidade e um caminho”, explicou a jornalista.

Sobre a autora

Layse Barnabé de Moraes é jornalista, mestra em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutoranda em Letras pela mesma instituição. O e-book é um recorte de sua vivência como pesquisadora de literatura e principalmente como ministrante de oficinas de escrita. Ela também divide seus escritos, leituras e cursos no @coracaononsense.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.